Todo ano, o acesso limitado à água potável em uma vila de São Félix do Xingu (PA) causa sofrimento à família de Joana. Ela mesma decidiu dar uma solução para o problema cavando um poço artesiano no quintal de casa.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Joana é casada e tem dois filhos pequenos, um de 9 e outro de 10 anos. O marido sofreu um AVC em janeiro de 2019, seu braço esquerdo ficou paralisado e por isso Joana teve que cavar o poço sozinha.
Joana está concorrendo na categoria Mulher, do Prêmio Razões Para Acreditar, premiação que destaca histórias de pessoas reais. Clique aqui e vote!
Leia Mais
A casa da família é toda de madeira e o banheiro fica no quintal, também de madeira. Lançamos uma vaquinha na VOAA para Joana suprir necessidades emergenciais, como a falta de alimentos, e construir uma casa de alvenaria no lugar da atual, que ela mesma construiu.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ver essa foto no Instagram
“Minha maior vontade é poder ter um banheirinho dentro de casa”, desabafa Joana.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Poço tem 3m de profundidade e levou uma semana para ficar pronto
Na vila de Joana existe um único poço para mais de 300 famílias. É muita gente pra pouca água.
“Tem dia que a gente tem água, e tem dia que não. Atrasa muito a vida da gente. Às vezes, tem que ir buscar água na casa dos vizinhos.”
Teve semana que a família de Joana não tinha água para cozinhar, tomar banho, e outras necessidades.
Debaixo de um sol quente, Joana foi “caçar” água. Sem poder contar com a ajuda do marido, muito menos pagar alguém para fazer o serviço, a “missão” ficou pra ela.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Joana postava vídeos nas suas redes sociais mostrando a evolução do poço. De pouquinho em pouquinho, via a água subir, para sua alegria.
“Tá dando pra resolver as coisas. Lavar a roupa, fazer a comida, beber. A água é limpa, graças a Deus.”
“Perdi parte da minha saúde. Estou sofrendo com ‘inchado’, problemas no rim… Mas assim mesmo eu tô feliz porque tem água em casa. Se não tiver água, a dificuldade é grande. A água do poço melhorou um pouco mais a situação.”
O seu Humberto, marido de Joana, pegava pesado na lavoura para sustentar a casa. Mas desde que sofreu o AVC, é Joana quem mantém a família de pé.
A vaquinha chegou em boa hora e Joana é muito grata a todos que agora fizeram parte da história da sua família.
Joana está concorrendo na categoria Mulher, do Prêmio Razões Para Acreditar. Clique aqui e vote!
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.