Vendedores ambulantes criam marca própria de produtos em Barcelona

Em várias cidades da Europa é comum encontrar vendedores ambulantes ilegais (aqui no Brasil também), que espalham os produtos que vendem em cima de um pano ou plástico. Por lá, as pessoas costumam chamar essas pessoas de Top Manta, um nome um tanto quanto sarcástico, que faz alusão à manta que estendem sob os produtos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em Barcelona, na Espanha, centenas destes vendedores se juntaram e formaram um grupo chamado Sindicato Popular de Vendedores Ambulantes de Barcelona ou Sindicato Mantero e desde o ano passado, criaram uma marca, não por acaso chamada de Top Manta e passaram a comercializar seus produtos, que vão desde camisetas e tênis até capas para celulares e bolsas.

Este sindicato, inclusive, já fez diversas parcerias com o coletivo de artistas brasileiros, Opavivará e juntos eles já realizaram uma série de ações de apoio à venda ambulante ilegal na zona costeira do Rio de Janeiro e agora pretendem fazer o mesmo em Barcelona defendendo o trabalho dos ambulantes.

Relacionado: Moradores compram coxinhas e suco de vendedor para fiscalização não apreender

E não faltou criatividade na criação da marca, o logotipo é uma espécie da manta parecida com a que eles costumam usar para expor os produtos, com uma corda de cada lado para puxar e sair correndo. Aziz Faye, um dos porta-vozes do sindicato explica porque ele também queria que parecesse com uma canoa: “Também queríamos que parecesse uma canoa que é o meio de transporte usado pela maioria para chegar à Europa”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

vendedores ambulantes barcelona

Ele também explica que desde que o sindicato foi criado, em 2015, eles já avançaram muito: “Desde que criamos o sindicato, em 2015, avançamos muito, mas ainda há muito a fazer e continuamos sendo vítimas da pressão policial que impede as vendas. Sem venda não podemos sobreviver”.

Funciona mais ou menos assim: se antes eles compravam tênis sem marca e depois costuravam os logotipos das marcas conhecidas, agora eles fazem a mesma coisa, porém costuram o próprio logotipo. Com as capas de celulares e bolsas eles farão o mesmo, agora só estão em busca de fornecedores para as camisetas: “Já temos quase todos os fornecedores. Estamos conversando com possíveis financiadores. O importante é que os ambulantes começam a vender os produtos Top Manta e deixem as camisetas e tênis de agora”.

vendedores ambulantes mantero

Ter um sindicato é importante para que eles não sejam acusados de crime contra a propriedade comercial ou de vender produtos falsificados e Faye ainda completa: Gostaria que na parte de trás da camiseta estivesse escrito nosso lema: Sobreviver não é crime”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com informações de El País

Foto: Massimiliano Minocri e Reprodução Facebook

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,855,215SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pai que não tem os braços utiliza as pernas para banho em seu filho, tudo com muito amor

Um vídeo publicado na fanpage SOS Papai me deixou muito emocionado e tenho certeza que vai te deixar também. Nele, um pai sem os braços,...

Após uma vida aprisionada, cachorra é adotada por lar de idosos um dia antes da eutanásia

Uma cachorra ganhou uma vida completamente nova após ser adotada por um lar de idosos num momento decisivo!

Jovem empurra cadeira de rodas elétrica de senhora após a bateria ‘morrer’

A mulher ficou parada na rua por 45 minutos, antes do jovem boxeador se aproximar dela e oferecer ajuda.

Artista argentino cria tanque de guerra munido da arma mais poderosa: livros

Já dizia Nelson Mandela: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". Talvez esta frase tenha inspirado...

Roma oferece mais de 6 mil refeições diárias para necessitados além de albergue exclusivo para mães com filhos

Os motivos que fazem uma pessoa tornar-se sem-teto são muitos. Infelicidades da vida, escolha e por aí vai. E, nos últimos anos, o número...

Instagram