Venezuelanos poderão estudar na Universidade Federal de Roraima

Boa Vista, capital de Roraima, é o grande centro da crise migratória de venezuelanos que cruzam a fronteira em busca de melhores condições de vida no Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Diante dessa situação, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) criou um programa de vagas remanescentes para os refugiados que queiram fazer um curso de graduação.

O ‘Programa de Acesso à Educação Superior para solicitantes de refúgio, refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade’ foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRR, segundo informações do portal Brasil Escola.

Uma ótima ferramenta de inclusão social através da educação para os venezuelanos que escolheram Boa Vista para recomeçar suas vidas.

Para isso, eles terão que se inscrever no vestibular da UFRR, apresentar documentação comprobatória da situação de refúgio ou imigração, e realizar uma prova de redação em Língua Portuguesa e de conhecimentos específicos do curso de seu interesse.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No caso dos venezuelanos refugiados, a universidade exige a apresentação do protocolo de refúgio ou comprovante da condição de refúgio, expedido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).

Já os imigrantes em situação de vulnerabilidade terão que levar declaração que demonstre que eles moram no Brasil, comprovando a regularidade imigratória.

As vagas ofertadas para o ingresso de refugiados e imigrantes são remanescentes de processos seletivos de segunda graduação e transferência da universidade. Cada candidato poderá ocupar apenas uma vaga de graduação.

Feita a matrícula, eles terão que cursar a disciplina de Português Instrumental durante um semestre pelo menos.

crédito da foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Fotos Públicas

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,638,512SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Rayssa Leal volta ao Brasil e recebe todo o carinho que uma rainha merece

A nova rainha do skate mundial está de volta! A mais jovem medalhista olímpica brasileira, Rayssa Leal, desembarcou no Aeroporto Prefeito Renato Moreira, em sua...

Vídeo mostra fato real de uma trégua entre soldados na 1ª Guerra Mundial em nome do Natal

Já estamos praticamente no Natal, e começam então a pipocar vídeos e mais vídeos emocionantes sobre essa época tão esperada por tanta gente, mas...

Para não deixar aluno em quarentena de fora da foto do anuário, professor leva a classe até a janela dele

Os professores são humanos fora do comum, não é? Em Israel, um professor decidiu que todo mundo estaria na foto do anuário, mesmo o...

Pizzaria deixa de cobrar pedido para cliente de luto que perdeu mãe para Covid-19

O que era pra ter sido apenas o pedido de uma pizza, virou um momento reconfortante e surpreendente para o coordenador comercial Adriano Lucio...

Cachorro resgatado pelo Instituto Luisa Mell passa por incrível recuperação e aguarda adoção em SP

Foram meses em recuperação até o simpático Scooby receber alta e ser adotado por uma nova família. Meses atrás, o cachorro que vivia nas ruas...

Instagram