Venezuelanos poderão estudar na Universidade Federal de Roraima

Boa Vista, capital de Roraima, é o grande centro da crise migratória de venezuelanos que cruzam a fronteira em busca de melhores condições de vida no Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Diante dessa situação, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) criou um programa de vagas remanescentes para os refugiados que queiram fazer um curso de graduação.

O ‘Programa de Acesso à Educação Superior para solicitantes de refúgio, refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade’ foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRR, segundo informações do portal Brasil Escola.

Uma ótima ferramenta de inclusão social através da educação para os venezuelanos que escolheram Boa Vista para recomeçar suas vidas.

Para isso, eles terão que se inscrever no vestibular da UFRR, apresentar documentação comprobatória da situação de refúgio ou imigração, e realizar uma prova de redação em Língua Portuguesa e de conhecimentos específicos do curso de seu interesse.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No caso dos venezuelanos refugiados, a universidade exige a apresentação do protocolo de refúgio ou comprovante da condição de refúgio, expedido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).

Já os imigrantes em situação de vulnerabilidade terão que levar declaração que demonstre que eles moram no Brasil, comprovando a regularidade imigratória.

As vagas ofertadas para o ingresso de refugiados e imigrantes são remanescentes de processos seletivos de segunda graduação e transferência da universidade. Cada candidato poderá ocupar apenas uma vaga de graduação.

Feita a matrícula, eles terão que cursar a disciplina de Português Instrumental durante um semestre pelo menos.

crédito da foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Fotos Públicas

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

‘Tribalistas’ se reúnem para fazer música de apoio ao casamento gay

Eu sou suspeito em falar, pois sou fã incondicional da Marisa Monte, e fiquei bem feliz quando vi que ela se juntou novamente com...

Homem que cumpriu 20 anos de prisão hoje alimenta milhares de pessoas carentes nos EUA

Quase 30 anos depois de cumprir pena em um dos presídios mais perigosos da Califórnia, Manny Flores, um ex-chefe de facção carcerária, devolve em...

Nos EUA, garotinho de 4 anos faz questão de doar medula óssea para irmãos gêmeos bebês

Como é lindo o amor entre irmãos! Mas o que falar de um garotinho de apenas 4 anos, que irá salvar seus irmãos gêmeos,...

Jovens acampam em casa de professora para lhe oferecer apoio após morte trágica de filho (SC)

O filho da professora Karenn Ramísia sofreu uma morte horrível no dia 4 de janeiro. João tinha apenas 8 anos de idade e foi...

Instagram

Venezuelanos poderão estudar na Universidade Federal de Roraima 2