Venezuelanos poderão estudar na Universidade Federal de Roraima

Boa Vista, capital de Roraima, é o grande centro da crise migratória de venezuelanos que cruzam a fronteira em busca de melhores condições de vida no Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Diante dessa situação, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) criou um programa de vagas remanescentes para os refugiados que queiram fazer um curso de graduação.

O ‘Programa de Acesso à Educação Superior para solicitantes de refúgio, refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade’ foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRR, segundo informações do portal Brasil Escola.

Uma ótima ferramenta de inclusão social através da educação para os venezuelanos que escolheram Boa Vista para recomeçar suas vidas.

Para isso, eles terão que se inscrever no vestibular da UFRR, apresentar documentação comprobatória da situação de refúgio ou imigração, e realizar uma prova de redação em Língua Portuguesa e de conhecimentos específicos do curso de seu interesse.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No caso dos venezuelanos refugiados, a universidade exige a apresentação do protocolo de refúgio ou comprovante da condição de refúgio, expedido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).

Já os imigrantes em situação de vulnerabilidade terão que levar declaração que demonstre que eles moram no Brasil, comprovando a regularidade imigratória.

As vagas ofertadas para o ingresso de refugiados e imigrantes são remanescentes de processos seletivos de segunda graduação e transferência da universidade. Cada candidato poderá ocupar apenas uma vaga de graduação.

Feita a matrícula, eles terão que cursar a disciplina de Português Instrumental durante um semestre pelo menos.

crédito da foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Fotos Públicas

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,850,818SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Asa Branca, de Luiz Gonzaga ganha seu primeiro clipe oficial! Assista aqui 🙂

As cenas foram gravadas em Exu, interior de Pernambuco, terra de Luiz Gonzaga e as gravações demoraram mais de 12 horas.

Um encontro maravilhoso (e emocionante) com Maria Inês: a mãe de 1000 filhos

Uau!! Vou ser sincero com vocês, quando li o título deste vídeo fiquei desconfiado, quando comecei a assistí-lo então, fiquei mais ainda. Pensei “lá...

Cadela de rua, grávida e com câncer consegue ser tratada graças a doações de campanha pioneira

Essa cachorrinha, tão pequenininha e fofa é a Cacau, uma cadela de rua guerreira! Cacau como todo cão que viveu nas ruas ou foi...

Volte a ser criança com o trailer da animação do “Pequeno Príncipe

A obra clássica de Antoine Saint-Exupéry com certeza fez parto do imaginário de muitos de vocês leitores aqui do RPA, muito por conta de suas...

Doritos Rainbow reforça diversidade no Rock in Rio e doará renda a ONGs LGBT

O salgadinho da cor do arco-íris será o snack oficial do Rock in Rio e renda arrecadada será doada a cinco ONGs que apoiam a causa LGBTQI+.

Instagram