Venezuelanos poderão estudar na Universidade Federal de Roraima

Boa Vista, capital de Roraima, é o grande centro da crise migratória de venezuelanos que cruzam a fronteira em busca de melhores condições de vida no Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Diante dessa situação, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) criou um programa de vagas remanescentes para os refugiados que queiram fazer um curso de graduação.

O ‘Programa de Acesso à Educação Superior para solicitantes de refúgio, refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade’ foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRR, segundo informações do portal Brasil Escola.

Uma ótima ferramenta de inclusão social através da educação para os venezuelanos que escolheram Boa Vista para recomeçar suas vidas.

Para isso, eles terão que se inscrever no vestibular da UFRR, apresentar documentação comprobatória da situação de refúgio ou imigração, e realizar uma prova de redação em Língua Portuguesa e de conhecimentos específicos do curso de seu interesse.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No caso dos venezuelanos refugiados, a universidade exige a apresentação do protocolo de refúgio ou comprovante da condição de refúgio, expedido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).

Já os imigrantes em situação de vulnerabilidade terão que levar declaração que demonstre que eles moram no Brasil, comprovando a regularidade imigratória.

As vagas ofertadas para o ingresso de refugiados e imigrantes são remanescentes de processos seletivos de segunda graduação e transferência da universidade. Cada candidato poderá ocupar apenas uma vaga de graduação.

Feita a matrícula, eles terão que cursar a disciplina de Português Instrumental durante um semestre pelo menos.

crédito da foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Fotos Públicas

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,110,307SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

A história emocionante da luta de uma família para tratar do filho com uma doença rara

Nos primeiros dias de vida de Gabriel Dias, sua mãe Simone, começou a notar certa moleza e desconforto muito estranhos para um bebê. Com...

Cachorros dormem fora de hospital por semanas para visitar paciente

Uma história emocionante sobre fidelidade! <3

Criança com câncer tem reencontro emocionante com seu pai após 7 semanas separados

O engenheiro escocês Scott Sneddon não teve outra opção a não ser se mudar de sua própria casa para proteger a filha, Mila, de...

Lealdade: Labrador de menino autista não sai de perto dele nem no hospital

James Isaac tem 9 anos, é autista e possui um companheiro inseparável: Mahe, um labrador. A organização Assistance Dogs New Zealand Trust treinou Mahe por seis...

Mãe encontra solução incrível para acabar com bullying que filho sofria na escola

O bullying sofrido na escola entristece crianças e jovens a ponto deles quererem abandonar os estudos. Na época com 9 anos, o menino Gabriel...

Instagram

Venezuelanos poderão estudar na Universidade Federal de Roraima 2