A verdadeira Beleza do Natal é a capacidade de despertar os melhores sentimentos

Alguma coisa especial acontece nesta época do ano, pois começamos a repensar tudo que fizemos durante o ano e relembrar nossas atitudes com as pessoas em casa e no trabalho, e isso é uma coisa muito boa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O site M de Mulher publicou uma matéria citando o professor Helio Deliberador, psicólogo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), dizendo que o tempo na época de Natal passa mais devagar. “A beleza do Natal tem a ver com a noção de que a vida passa em ciclos. O Natal é como o encerramento e o renascimento de um ciclo, e coincide com o nascimento de Jesus, que é símbolo de esperança para os cristãos. Para as pessoas, significa reinício, novas possibilidades e a realização dos sonhos. Atualmente, vivemos um tempo muito rápido e perecível. No Natal, quando celebramos, comemoramos e nos reunimos, o tempo passa mais lentamente. É o momento em que fazemos o balanço do ciclo que passou e projetamos nossos desejos para o próximo”.

O Hypeness ainda aponta alguns outros símbolos presentes no Natal. A cor vermelha, por exemplo, representa a vida e a vivacidade; e ao enfeitar com pisca-piscas, queremos que as luzes direcionem o caminho. Os pinheiros natalinos também simbolizam a força da relação do ser humano com a natureza, uma vez que a árvore de Natal é o centro.

Sentimentos melhores

Este ano de 2016 tem um marco que pouca gente falou, mas que ficou muito evidente: a colaboração. Perceberam a quantidade de projetos, iniciativas e ações que foram feitas coletivamente? Com ajuda das redes sociais, muita coisa foi feita para melhorar a vida de várias pessoas ou simplesmente de uma.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

(Legenda: Seu Haroldo, na porta da PUC, onde todo dia vende seus famosos bolos feitos por sua esposa. Foto: Wendy Andrade)
(Legenda: Seu Haroldo, na porta da PUC, onde todo dia vende seus famosos bolos feitos por sua esposa. Foto: Wendy Andrade)

Como o Seu Haroldo Soares, de 64 anos, um simpático vendedor de bolos que vende seu produto de segunda à sexta-feira, na porta da PUC-Rio. Haroldo mora com a família na comunidade Rio das Pedras, na Zona Oeste da cidade. Ele é  muito querido por todos os alunos, que mostraram a preocupação de que as vendas dos bolos cairiam bastante durante o recesso da universidade. Um dos estudantes, então, sugeriu que todos doassem uma quantia de dinheiro para ajudá-lo durante o recesso. Foi assim que surgiu o “Natal do Haroldo”.

Eles combinaram que não receberiam mais troco na compra dos bolos. Muitos também fizeram doações espontâneas. E então conseguiram entregar um cheque de R$ 10 mil para o Seu Haroldo. Assista ao vídeo:

Colaboração é mesmo a pedida da vez, e o Hypeness mostrou isso falando de um ação simples realizada pelo Asilo São Vicente de Paulo, no Paraná, que acabou se transformando em uma inusitada campanha de solidariedade que ganhou o Brasil inteiro. A ideia foi muito simples: pedir que os idosos que vivem no lar escrevessem o que gostariam de ganhar de Natal, os voluntários então tiraram fotos dos velhinhos segurando uma placa com seus pedidos e publicaram no Facebook.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A campanha viralizou nas redes sociais, tendo sido compartilhada por mais de 115 mil pessoas, e despertou o interesse de muita gente disposta a ajudar.

natal_boticario6
Foto: Reprodução Facebook

Uma outra forma de fazer a diferença na vida das pessoas é mostrar que se importa. E tem melhor época para demonstrar isso que o Natal?

A Beleza do Natal está nessas atitudes, como a da professora Herica Cibele, Ela trabalha com crianças que estão passando por problemas de saúde e não podem ir à escola, ela então vai na casa de cada aluno para dar aula até que a criança possa voltar a sala de aula. E nas datas especiais, como o Natal, ela leva presentes para os pequenos. Veja algumas das fotos:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

15267973_1130243490378447_1192904007945454378_n 15284907_1130244510378345_3330299440748090335_n

Música que emociona

Enfeites que embelezam nossas casas causam o que o professor Antonio de Pádua Serafim chama de “sensibilidade coletiva”. “Os adornos natalinos têm, originalmente, cunho religioso e representam a união, o renascimento e a família. Inserida nesse contexto pacificador, a decoração de Natal tem uma conexão simbólica muito forte com o reinício”, conta o psicólogo. “Nesta época do ano, as pessoas são estimuladas pelos enfeites de Natal a se reinventar e rever posturas, por mais que estejam passando por situações difíceis ou de crise. Também é um momento de reaproximação e de se unir por meio da decoração natalina. A ‘sensibilidade coletiva’ que surge no Natal é quase que um paradoxo com o clima consumista e individualista que opera no resto do ano, por isso traz uma beleza única para o Natal.”

Além dos adornos, um dos aspectos extremamente importantes desta época são as músicas de Natal, que nos remetem à infância e a momentos bons que passamos com a família. Mas e quem não escuta? Como pode vivenciar esse sentimento? Na apresentação de Natal do jardim de infância, uma garotinha deixou de lado a coreografia oficial para se tornar a intérprete da canção para os pais que são surdos, enquanto eles fazem os gestos ensaiados, ela repassa toda a canção em linguagem de sinais para os pais. Veja o vídeo:

E como a grande noite está chegando, separamos este link da primeira ceia de Natal para deixar tudo mais bonito. Aproveite e compartilhe a magia do Natal compartilhando fotos da sua decoração com a hashtag #AcrediteNaMagiaDoNatal.

banner_patrocinado

Quer ver a sua pauta aqui? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,067,715SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Ortobom doa 500 colchões para vítimas de chuva em Raposos (MG)

A Região Metropolitana de Belo Horizonte foi a mais afetada pelas fortes chuvas que caíram em Minas Gerais nas últimas semanas. Um exemplo é...

“Quem se importa?” Um filme para quem acredita que pode mudar o mundo

QUEM SE IMPORTA é um documentário longa metragem sobre empreendedores sociais no Brasil e ao redor do mundo. Pessoas brilhantes, que criaram, cada qual,...

Curitiba libera cultivo de hortas nas calçadas e vai regulamentar a prática

A Prefeitura de Curitiba abraçou formalmente a iniciativa do cultivo de hortas nas calçadas da cidade, e pretende regulamentar a prática ainda na atual...

Aos 97 anos, sueco realiza sonho de dirigir seu próprio Mustang

Ele tem um sábio conselho para quem deseja continuar dirigindo perto dos 100 anos.

Catadores de recicláveis de SP ganham pegadores para facilitar coleta

Catadores e catadoras de materiais recicláveis de São Paulo receberam durante o Carnaval 340 pegadores para facilitar – e muito! – o seu trabalho...

Instagram

A verdadeira Beleza do Natal é a capacidade de despertar os melhores sentimentos 4