Alguma coisa especial acontece nesta época do ano, pois começamos a repensar tudo que fizemos durante o ano e relembrar nossas atitudes com as pessoas em casa e no trabalho, e isso é uma coisa muito boa.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O site M de Mulher publicou uma matéria citando o professor Helio Deliberador, psicólogo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), dizendo que o tempo na época de Natal passa mais devagar. “A beleza do Natal tem a ver com a noção de que a vida passa em ciclos. O Natal é como o encerramento e o renascimento de um ciclo, e coincide com o nascimento de Jesus, que é símbolo de esperança para os cristãos. Para as pessoas, significa reinício, novas possibilidades e a realização dos sonhos. Atualmente, vivemos um tempo muito rápido e perecível. No Natal, quando celebramos, comemoramos e nos reunimos, o tempo passa mais lentamente. É o momento em que fazemos o balanço do ciclo que passou e projetamos nossos desejos para o próximo”.
O Hypeness ainda aponta alguns outros símbolos presentes no Natal. A cor vermelha, por exemplo, representa a vida e a vivacidade; e ao enfeitar com pisca-piscas, queremos que as luzes direcionem o caminho. Os pinheiros natalinos também simbolizam a força da relação do ser humano com a natureza, uma vez que a árvore de Natal é o centro.
Sentimentos melhores
Leia Mais
Este ano de 2016 tem um marco que pouca gente falou, mas que ficou muito evidente: a colaboração. Perceberam a quantidade de projetos, iniciativas e ações que foram feitas coletivamente? Com ajuda das redes sociais, muita coisa foi feita para melhorar a vida de várias pessoas ou simplesmente de uma.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Como o Seu Haroldo Soares, de 64 anos, um simpático vendedor de bolos que vende seu produto de segunda à sexta-feira, na porta da PUC-Rio. Haroldo mora com a família na comunidade Rio das Pedras, na Zona Oeste da cidade. Ele é muito querido por todos os alunos, que mostraram a preocupação de que as vendas dos bolos cairiam bastante durante o recesso da universidade. Um dos estudantes, então, sugeriu que todos doassem uma quantia de dinheiro para ajudá-lo durante o recesso. Foi assim que surgiu o “Natal do Haroldo”.
Eles combinaram que não receberiam mais troco na compra dos bolos. Muitos também fizeram doações espontâneas. E então conseguiram entregar um cheque de R$ 10 mil para o Seu Haroldo. Assista ao vídeo:
Colaboração é mesmo a pedida da vez, e o Hypeness mostrou isso falando de um ação simples realizada pelo Asilo São Vicente de Paulo, no Paraná, que acabou se transformando em uma inusitada campanha de solidariedade que ganhou o Brasil inteiro. A ideia foi muito simples: pedir que os idosos que vivem no lar escrevessem o que gostariam de ganhar de Natal, os voluntários então tiraram fotos dos velhinhos segurando uma placa com seus pedidos e publicaram no Facebook.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A campanha viralizou nas redes sociais, tendo sido compartilhada por mais de 115 mil pessoas, e despertou o interesse de muita gente disposta a ajudar.
Uma outra forma de fazer a diferença na vida das pessoas é mostrar que se importa. E tem melhor época para demonstrar isso que o Natal?
A Beleza do Natal está nessas atitudes, como a da professora Herica Cibele, Ela trabalha com crianças que estão passando por problemas de saúde e não podem ir à escola, ela então vai na casa de cada aluno para dar aula até que a criança possa voltar a sala de aula. E nas datas especiais, como o Natal, ela leva presentes para os pequenos. Veja algumas das fotos:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Música que emociona
Enfeites que embelezam nossas casas causam o que o professor Antonio de Pádua Serafim chama de “sensibilidade coletiva”. “Os adornos natalinos têm, originalmente, cunho religioso e representam a união, o renascimento e a família. Inserida nesse contexto pacificador, a decoração de Natal tem uma conexão simbólica muito forte com o reinício”, conta o psicólogo. “Nesta época do ano, as pessoas são estimuladas pelos enfeites de Natal a se reinventar e rever posturas, por mais que estejam passando por situações difíceis ou de crise. Também é um momento de reaproximação e de se unir por meio da decoração natalina. A ‘sensibilidade coletiva’ que surge no Natal é quase que um paradoxo com o clima consumista e individualista que opera no resto do ano, por isso traz uma beleza única para o Natal.”
Além dos adornos, um dos aspectos extremamente importantes desta época são as músicas de Natal, que nos remetem à infância e a momentos bons que passamos com a família. Mas e quem não escuta? Como pode vivenciar esse sentimento? Na apresentação de Natal do jardim de infância, uma garotinha deixou de lado a coreografia oficial para se tornar a intérprete da canção para os pais que são surdos, enquanto eles fazem os gestos ensaiados, ela repassa toda a canção em linguagem de sinais para os pais. Veja o vídeo:
E como a grande noite está chegando, separamos este link da primeira ceia de Natal para deixar tudo mais bonito. Aproveite e compartilhe a magia do Natal compartilhando fotos da sua decoração com a hashtag #AcrediteNaMagiaDoNatal.
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.