Em vídeo, garis compartilham os perrengues da profissão e ensinam sobre descarte correto do lixo

Nem todo mundo imagina os perrengues que os garis passam todos os dias durante as coletas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Há o risco de queda, cortes, infecções e muitos outros acidentes. Esses coletores ainda precisam ter um condicionamento físico imenso. Não é nada fácil fazer essas rotas, todos os dias!

Além disso, ainda há o preconceito que atinge todos os profissionais da área. Um trabalho essencial e que precisa de toda a nossa valorização e apoio.

Alguns dos garis que já passaram aqui pelo Razões, fizeram um vídeo contando como é a vida de coletor e ainda deixaram algumas dicas para toda a população.

garis falam da rotina da profissão
Da esquerda para a direita: Rafa Rodrigues (Gari do Bem), André Araújo, Giorggio Abrantes e Betinho

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Descarte correto

O Rafa Rodrigues (@rafagaridobem) sempre mostra no perfil dele no Instagram, alguns acidentes durante a coleta. Recentemente, ele teve um corte no braço causado por um pedaço de vidro mal descartado por moradores.

Rafa é de Belo Horizonte e sempre orienta moradores da sua área de coleta sobre como proteger cacos de vidro ou outro material cortante. na hora de despejar o lixo.

Ele indica que garrafa, copos, seringas, etc. sejam colocados dentro de caixas de leite, caixas de papelão ou dentro de garrafas PET.

View this post on Instagram

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nao é uma questão de concientizacao , e sim EDUCAÇÃO #Repense

A post shared by Rafa Rodrigues (@rafagaridobem) on

O Betinho (@roberto.marins526) também acha importante o cuidado com o descarte de objetos cortantes. Ele diz que é esse tipo de valorização que os coletores precisam ter, a partir da população.

A gente não pede valorização em forma de dinheiro ou coisa assim. E sim, na hora que você for descartar um vidro, na hora que você for descartar uma faca, ou em meio a pandemia, na hora que você for descartar uma máscara“, diz Betinho, que reforça a necessidade de atenção que a população precisa ter com o coletor.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segurança no trânsito

Para o André Araújo (@andrearaujogari), é muito importante que os motoristas tenham mais respeito e paciência com os garis e a coleta.

Ele conta que muitos condutores não têm paciência de esperar que o coletor recolha o lixo da rua e deposite no caminhão. Isso pode, muitas vezes, causar acidentes como atropelamento.

Quando a gente vai pegar o lixo, tem muitos motoristas que são imprudentes. Eles arremessam o carro pra cima da gente. (…) A gente tá ali com o saco de lixo pesado. Às vezes a gente acha que ele vai dar preferência, mas não dá“, conta o gari.

Ele ainda complementa que sabe que o tempo está corrido pra todo mundo, mas é importante ter compreensão com o coletor.

Para quem não lembra, o André passou aqui pelo Razões quando a sua moto foi roubada e ele fez um vídeo pedindo ajuda para recuperá-la.

Gentileza é sempre importante

Para o Giorggio (@giorggio_abrantes) o respeito e a educação que os moradores têm com os coletores é o mais vale.

Pense na felicidade quando você passa na rua e recebe um ‘bom dia’, ou pessoas generosas que te oferecem um pouco de água“, comenta o gari.

A história do Giorggio também é exemplar. Ele venceu o alcoolismo e hoje é um dos maiores exemplos de recicladores no Brasil.

gari-ecologico-7

O Betinho também fala que é preciso gentileza e respeito com os coletores. Ele alerta sobre os muitos ataques de cães que os garis sofrem durante a coleta.

O gari conta que é importante que as pessoas prendam os animais, mesmo os mais tranquilos, nos horários da coleta. Isso também é uma demonstração de gentileza com os coletores.

betinho gari

Essa pequena ação ajuda na segurança dos coletores e ainda agiliza a retirada do lixo.

O Betinho, o Rafa, o Giorggio e o André aceitaram o nosso convite para gravar um vídeo, falando mais sobre esses cuidados com o coletor.

Confira o vídeo completo com esses guerreiros:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Razões Para Acreditar (@razoesparaacreditar) em

selo conteúdo original

[Nota da Redação]

Estamos com a campanha especial #PoderDoSomos com OMO contando histórias incríveis de projetos que transformam vidas! Confira o primeiro projeto selecionado anunciado pela Giovanna Ewbank:

 

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,833,091SeguidoresSeguir
24,700SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Banca de frutas e legumes na beira da estrada cobra o que você achar justo pagar

Em Erechim, no Rio Grande do Sul, o hortifrutigranjeiro testa, e celebra, a honestidade das pessoas: pague o que achar justo.

Jovem formado em Direito faz linda homenagem aos pais no dia da formatura

Uma cena na colação de grau da turma do curso de Direito de uma faculdade privada de Teresina, no Piauí, chamou a atenção de...

Pardal salvo por um menino de 12 anos vira amigo inseparável

Cães e gatos tem sido alguns dos melhores amigos da humanidade desde os tempos antigos. Porém, mesmo que incomum, de vez em quando nos...

Arquiteto usa plástico reciclado para construir moradias para desabrigados

O plástico é um dos grandes vilões da poluição ambiental por causa do tempo que ele leva para se decompor na natureza: mais de...

Super-homem mirim: menino de 2 anos salva o irmão preso debaixo da cômoda

As crianças estão sempre nos surpreendendo, seja com suas teorias maluquinhas (e com muito sentido!) ou com seus atos de gentileza. Mas agora pega...

Instagram

Em vídeo, garis compartilham os perrengues da profissão e ensinam sobre descarte correto do lixo 3