Virada Sustentável traz mais de 400 atrações gratuitas no Rio

Entre 9 e 11 de junho, os cariocas terão a oportunidade de aproveitar do melhor jeito possível a Semana Nacional do Meio Ambiente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A cidade recebe a  primeira edição da Virada Sustentável. O evento já teve edições em São Paulo, Manaus, Valinhos (SP) e Porto Alegre.

O evento conta com mais de 400 atividades, entre atrações culturais, apresentações musicais, performances, atividades zen, palestras e painéis de conhecimento. A entrada é franca.

Elas são baseadas nos temas apontados nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas), tais como Igualdade de Gênero, Erradicação da Pobreza, Boa Saúde e Bem-Estar, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Responsáveis e Água Limpa e Saneamento.

O evento acontece em vários locais da cidade. Haverá palcos na Praça Mauá, no centro, e no Parque Madureira, na zona norte; atividades no Parque Laje, no Jardim Botânico, e no Favela Hub – polo de inovação social da organização não governamental (ONG) Viva Rio no Morro do Cantagalo/Pavão-Pavãozinho, ambos na zona sul; seminários no Museu de Arte do Rio (MAR), no Museu do Amanhã, na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na sexta-feira, dia 09, alguns dos destaques são a abertura da Virada Sustentável, no Museu de Arte do Rio (MAR), seminários sobre “Mudanças Climáticas” na FIRJAN e PUC, além de um jantar para 72 pessoas em situação de vulnerabilidade social no Refettorio Gastromotiva.

Ainda na sexta e também no sábado, estará no novo polo de inovação social na favela do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, o Favela Hub, onde haverá uma programação intensa de oficinas, feiras e um TEDx sobre empreendedorismo, com fundadores de projetos sociais em comunidades como palestrantes.

No dia seguinte, 10 (sábado), a programação chega à EAV Parque Lage, das 8h às 17h, com a festa matinal Wake – uma celebração com prática de yoga que propõe ressignificar a lógica urbana e proporcionar um novo olhar das pessoas para si mesmas e seu dia a dia -, na Oca, que também recebe vivências com tribos indígenas e práticas de meditação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No Parque Lage, o público encontrará ainda o projeto infantil Festival Mundaréu, espaço lúdico onde meio ambiente, arte e cultura se misturam em apresentações teatrais, musicais e de dança, além de oficinas, brincadeiras, atividades educacionais e contações de histórias.

No domingo, 11, o destaque é o Parque Madureira, com atrações musicais, peças de teatro, oficinas e performances. Na Praça Mauá, a banda zen Awaken abre o palco e recebe o guru indiano Atmaji e o monge tailandês Burin, seguido da apresentação de Corais de Moradores de Rua e do show “Som da Cidade”, composto por artistas instrumentais de rua.

A Virada Sustentável será encerrada com uma grande aula e um baile charme no Parque Madureira.

Para além das fronteiras da região metropolitana da cidade, a Virada também terá uma programação de adesão em regiões mais afastadas do centro, como o 9º Fórum Rio, organizado pela Casa Fluminense, que será realizado em São João de Meriti (dia 10); o Cine-Debate “Baixada Nunca Se Rende”, uma parceria do Centro RIO+ da ONU, da Prefeitura de Duque de Caxias e da Universidade UnigranRio (dia 9); e uma ação de coleta de lixo nas praias de Niterói com a participação de alunos do Instituto Rumo Náutico – Projeto Grael marcando a Semana do Meio Ambiente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Programação completa

www.viradasustentavel.org.br/

Facebook

Instagram

Twitter

Apoie nas redes sociais:

#euvirorio

#viresuacidade

Fotos: Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,452,816SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Casal pede de casamento brinquedos para crianças com doenças crônicas

Kristin e Bart viram que não faltava nada na casa deles.

Menina que chorou ao ganhar bolo doa cabelo a criança com alopecia

Um vídeo que mostra o pedreiro Antônio Carlos Ferreira da Silva, 28 anos, surpreendendo a filha, Emanuelly Fayad, com um enorme pedaço de bolo em seu...

App ajuda pais deficientes auditivos a diferenciar choro de seus bebês

O Crybaby é capaz de interpretar as necessidades do bebê com uma precisão de até 90%.

Instagram