Afinal, o que é vitiligo? Conheça os sintomas, tipos, tratamento e prevenção

Winnie e Akin, os dois modelos que estampam a capa deste texto, possuem vitiligo. Mas, afinal, você sabe o que é a doença? Existem muitas dúvidas e a seguir responderemos as principais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que é vitiligo?

Assim como fizemos com o artigo sobre alopecia, buscamos informações no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Vitiligo é uma doença autoimune causada por uma alteração genética. O corpo destrói o melanócito, célula responsável pela produção da melanina, que dá cor à pele. O vitiligo não é contagioso e seu dano maior está ligado ao psicológico do paciente.

o que é vitiligo e quais os seus sintomas, tratamento e prevenção
Foto: Divulgação

Sintomas

Ele se manifesta com manchas brancas na pele. Alguns pacientes relatam sentir sensibilidade e dor na área afetada. Mas a grande preocupação dos especialistas é com os sintomas emocionais que o paciente pode desenvolver e causar o surgimento de novas lesões. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fatores emocionais podem agravar o quadro, mas a doença não existe sem a alteração genética. É ainda mais errado dizer que o vitiligo pode surgir da vontade da pessoa de querer clarear a pele. 

Tipos de vitiligo

Existem duas variedades de vitiligo: 

  • Segmentar ou Unilateral – aparece em apenas uma parte do corpo, normalmente quando o paciente ainda é jovem. Inclusive, pelos e cabelos podem perder a coloração.
  • Não segmentar ou Bilateral – o mais comum; aparece nos dois lados do corpo, duas mãos, dois pés, duas orelhas e dois joelhos. As manchas surgem inicialmente em extremidades: mãos, pés, nariz e boca. Os ciclos e as áreas despigmentadas tornam-se maiores com o tempo.

Tratamento

Não se pode falar em cura, mas existem opções terapêuticas; o médico dermatologista é o responsável por identificar e indicar qual a melhor de acordo com as características do paciente. Por ser individualizado, os resultados do tratamento podem variar de pessoa para pessoa. O tratamento visa frear o aumento das lesões e a repigmentação da pele.

Prevenção

Para evitar o surgimento de novas lesões ou aumentar aquelas que já existem, é recomendável não usar roupas apertadas – que provocam atrito e pressão sobre a pele – e a exposição prolongada ao sol. Controlar o estresse também ajuda.

E como as manchas costumam afetar, e muito, a autoestima, é recomendável buscar acompanhamento psicológico, que pode, sim, ter efeitos positivos nos resultados do tratamento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aproveite e confira o 9º EP do Cafezoom, onde o Akin fala sobre a sua relação com o vitiligo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Razões Para Acreditar (@razoesparaacreditar)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Conheça também a modelo canadense Winnie Harlow. Olha que espetáculo de beleza:

Winnie tem vitiligo, porém a doença não a define, pessoalmente e profissionalmente. Ela escreveu em um post no seu Instagram: “Eu não sou uma ‘Sofredora de Vitiligo’. Eu não sou uma ‘modelo de Vitiligo’. Eu sou Winnie. Eu sou uma modelo. E acontece de eu ter vitiligo”.

“Estou conseguindo mostrar às pessoas que as diferenças não as tornam quem são. Todas as nossas diferenças são parte de quem somos, mas não nos definem! Estou de saco cheio das manchetes que terminam em ‘Sofredora de Vitiligo’ ou ‘Sofre de Vitiligo’. Você me vê sofrendo?”

Definitivamente, não. Apenas arrasando, Winnie!

Fotos de capa: Instagram/@winnieharlow; 2 – Raquel Espírito Santo

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,864,101SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Idoso realiza sonho de conhecer São Paulo e é surpreendido com um ‘pulinho’ na praia

O Seu Vicente, de Alfenas (MG), ganhou as passagens de uma empresa e foi recebido por um casal em SP.

Após susto, empresário curado da Covid-19 converte escritório em hospital gratuito

O empresário indiano do ramo de imóveis Kadar Shaikh deu uma linda prova de que não estamos no mesmo barco, senão, na mesma tempestade,...

Funcionários trocam poste no RS, mas deixam o ninho de tucano intacto

Os eletrotécnicos da RGE, em Santa Cruz (RS), deixaram um verdadeiro exemplo de respeito aos animais e à natureza. Eles foram chamados para trocar alguns...

Conheça Dudu Próspero: ele sobreviveu a uma doença grave, é funcionário concursado e tem duas graduações

Dudu Próspero tem duas graduações e é funcionário público concursado: inspiração!

Instagram