Você sabe quanto sangue é desperdiçado por preconceito? Esta ação mostra de forma impactante

“O Brasil desperdiça mais de um caminhão cheio de sangue todo dia por puro preconceito”, diz a mensagem espalhada pelo movimento global de defesa dos direitos LGBT, All Out, pelas ruas de São Paulo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Parte da campanha internacional #WastedBlood (“Sangue desperdiçado”, em português), circulou pela capital paulista um caminhão com centenas de bolsas de sangue penduradas.

size_810_16_9_sangue-lgbt

Idealizada pela agência Africa em parceria com a empresa Truckvan, busca chamar atenção para a proibição de que homens gays e bissexuais sejam doadores de sangue no Brasil.

A Portaria 2712, de 12/11/2013, do Ministério da Saúde, determina que homens que se relacionaram sexualmente com outros homens nos últimos 12 meses são inaptos a doar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“O Ministério da Saúde argumenta que a proibição visa a assegurar a qualidade do sangue coletado. No entanto, todo o sangue colhido em bancos públicos e privados do Brasil deve obrigatoriamente passar por testes que permitem a identificação de vírus como o HIV e HCV, que causa a Hepatite tipo C”, afirma Leandro Ramos, Diretor de Programas da All Out em entrevista para a Exame. “A campanha busca mostrar que, ao não reconsiderar essa proibição, o Brasil impede o diálogo, reforça estereótipos e joga fora litros de sangue que poderiam salvar vidas”, completa ele.

Este é um debate crescente na América Latina e alguns países já reviram suas regras, e não praticam mais discriminação com relação à orientação sexual na hora de doar sangue, como Argentina, Chile e México.

“Se uma pessoa não usa drogas, mantém um único parceiro sexual e usa preservativo sempre, ela pode doar sangue. A menos que seja um homem que se relaciona com outro homem. Mas, se todo sangue doado, seja de quem for, passa por uma série de testes, por que homens gays e bissexuais são proibidos de doar? O sangue de um homem gay ou bissexual é tão valioso quanto o de qualquer pessoa”, comenta Álvaro Rodrigues, vice presidente de criação da Africa.

Além da instalação móvel, o impactante vídeo (que pode ver abaixo), a ação possui uma plataforma online também. Nela, homossexuais e bissexuais podem se inscrever em uma lista de doadores virtual, com isso, mostra-se em números a quantidade de sangue desperdiçada.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

SANGUE8

Screen Shot 2016-05-03 at 8.27.50 AM

wasted-blood-1

wastedblood-1

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

wastedblood

Screen Shot 2016-05-03 at 8.35.27 AM

Screen Shot 2016-05-03 at 8.35.52 AM

Fonte: Exame

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,271,435SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Londres reserva 300 quartos de hotéis para sem-teto: coronavírus

Instituições de caridade e filantropia do Reino Unido reservaram mais de 300 quartos de hotéis em Londres para pessoas em situação de rua. O objetivo...

Empresário cria picolé de coxinha, viraliza nas redes e salva negócio durante a pandemia

A pandemia fez muita gente se reinventar, inclusive o professor de dança Clayton Francisco Quintiliano, de Jaú (SP). Ele foi além de toda criatividade...

Militar chega de surpresa no casamento da irmã nos EUA

Já contei aqui no começo do blog, que fiz uma surpresa para minha irmã que estava casando, e cheguei sem ela saber, relembrem aqui. Pois...

Campanha incentiva mulheres a passarem o legado positivo da autoestima para as filhas

Há mais de dez anos, a Dove começou uma conversa inovadora sobre a beleza real em um esforço para criar um mundo onde a...

Bebê cervo se recusa a sair do colo de eletricista que o resgatou

Um filhote de cervo chorou feito uma criança quando esse eletricista tentou devolvê-lo para a natureza após ser resgatado. O rapaz e outros colegas trabalhavam...

Instagram

Você sabe quanto sangue é desperdiçado por preconceito? Esta ação mostra de forma impactante 3