Você sabia que o Brasil tem uma “usina de ondas” no Ceará?

Por: The Greenest Post

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E que tal transformar a energia da onda em energia elétrica? Essa é a ideia da usina localizada no quebra-mar do Porto de Pecém, no Ceará. Projetada para começar a operar em 2020, apesar de ter começado a construção em 2012, a iniciativa é a primeira da América Latina!

O projeto é de pesquisadores da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a natureza da tecnologia é 100% brasileira. Estima-se que o espaço gerará 100 quilowatts para abastecer o principal porto cearense. Para se ter uma ideia, é possível atender aproximada 60 famílias locais.

Com equipamentos de baixo impacto ambiental, a principal inovação é a construção em módulos, que permite a ampliação da capacidade. Cada módulo é formado por um flutuador, um braço mecânico e uma bomba conectava a um circuito de água doce. A medida que as ondas “chacoalham”, as bombas hidráulicas são acionadas e fazem a água doce circular em um ambiente de alta pressão. Logo em seguida a água doce vai para um acumulador, com água e ar comprimidos em uma câmara hiperbárica.

Segundo os pesquisadores, o Brasil tem oito mil quilômetros de extensão litoral que poderia receber uma usina similar e gerar aproximadamente 17% da atual capacidade instalada. Para essa unidade, o investimento será de 18 milhões de reais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Assista ao vídeo abaixo para entender mais sobre a solução:

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,842,344SeguidoresSeguir
24,854SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

‘Holocausto sírio’: 8 maneiras práticas de ajudar as vítimas da guerra em Alepo

Cada um de nós pode dar a essas pessoas uma razão para acreditar que os bons são a maioria. É o momento de sermos solidários com as vítimas dessa tragédia de dimensões intoleráveis.

Realidade virtual na saúde: Tecnologia que ajuda os médicos a tratar pacientes

A realidade virtual é uma das novas tecnologias com mais promessas até o momento. A criação de mundos virtuais é algo que pode revolucionar...

Cãozinho idoso e cego faz amizade com filhote que vira seu “cão-guia”

Charlie, um golden retriever de 11 anos, chegou à terceira idade canina, mas ainda está cheio de energia e amor para dar. Há alguns anos,...

Confeiteira dá exemplo de inclusão com bolo ‘destruído’ em festa de criança autista

"O pesadelo de uma confeiteira é o bolo rachar no meio da festa, certo? Depois deste final de semana eu posso dizer: nem sempre! O Leon teve a liberdade de deixar seu bolo da forma como desejava e não ser punido."

Razões e Lancôme se unem para compartilhar felicidade e histórias de pequenas floriculturas

O Razões para Acreditar se juntou com Lancôme para contar histórias de floriculturas de São Paulo e fomentar esses pequenos negócios. Você vai ver que...

Instagram

Você sabia que o Brasil tem uma “usina de ondas” no Ceará? 3