Você sabia que o Brasil tem uma “usina de ondas” no Ceará?

Por: The Greenest Post

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E que tal transformar a energia da onda em energia elétrica? Essa é a ideia da usina localizada no quebra-mar do Porto de Pecém, no Ceará. Projetada para começar a operar em 2020, apesar de ter começado a construção em 2012, a iniciativa é a primeira da América Latina!

O projeto é de pesquisadores da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a natureza da tecnologia é 100% brasileira. Estima-se que o espaço gerará 100 quilowatts para abastecer o principal porto cearense. Para se ter uma ideia, é possível atender aproximada 60 famílias locais.

Com equipamentos de baixo impacto ambiental, a principal inovação é a construção em módulos, que permite a ampliação da capacidade. Cada módulo é formado por um flutuador, um braço mecânico e uma bomba conectava a um circuito de água doce. A medida que as ondas “chacoalham”, as bombas hidráulicas são acionadas e fazem a água doce circular em um ambiente de alta pressão. Logo em seguida a água doce vai para um acumulador, com água e ar comprimidos em uma câmara hiperbárica.

Segundo os pesquisadores, o Brasil tem oito mil quilômetros de extensão litoral que poderia receber uma usina similar e gerar aproximadamente 17% da atual capacidade instalada. Para essa unidade, o investimento será de 18 milhões de reais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Assista ao vídeo abaixo para entender mais sobre a solução:

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,271,435SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Um cachorro, quatro gatos e as fotos mais adoráveis do dia

Muitos chamam de amizade improvável, mas a verdade é que os animais têm essa capacidade infinita de amar sem julgamentos. Essa família de hoje é...

“Posso dar carinho a ela”, diz menino de 13 anos que adotou filhote de búfala

A cidade de Pratápolis, município de 8 mil habitantes no sudoeste mineiro, virou notícia por conta de uma amizade improvável entre um garoto de...

Mulher pede doação para amiga no WhatsApp e também acaba sendo ajudada

A moradora de Guarulhos, em São Paulo, Nathaly Fogaça nem imaginava que o pedido de doação de um frigobar para uma amiga se transformaria em algo muito maior do que ela poderia imaginar.

Designers criam bicicleta e lápis para crianças com deficiência

O objetivo é melhorar a qualidade de vida e desenvolvimento humanos delas.

76 anos depois de terem sido separados pelo Holocausto eles se reencontraram

"Mas ele está aqui. O pequeno Simon está aqui”

Instagram

Você sabia que o Brasil tem uma “usina de ondas” no Ceará? 3