Você sabia que o captcha que você digita na internet pode ajudar a mudar o mundo?

Tempo atrás, o Captcha, aquelas palavras que digitamos antes de baixar alguma coisa ou verificação de contas, não tinham utilidade nenhuma além de evitar fraudes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Percebendo isso, um dos inventores da ferramenta, Luis von Ahn, resolveu dar outra utilidade para o Captcha. Quando você digita uma palavra nesta ferramenta, você pode estar ajudando a digitalizar livros.

O que? Como assim?

Sim, se você perceber que o Captcha que está escrevendo é do projeto ReCaptcha, você está ajudando a digitalizar livros para o computador.

Para entender: há um processo automático que digitaliza as obras para um formato digital, mas o sistema do computador tem dificuldades em ler algumas palavras de livros mais antigos. Assim, essas palavras que o sistema não compreende são jogadas no Captcha, nós as reconhecemos e ajudamos o mundo a ter mais livros digitais. Legal né?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para saber que o que escrevemos está correto, eles disponibilizam duas palavras: uma que o computador sabe e outra que ele não compreende. Ao acertar a que o computador já sabe, ele automaticamente entende que você também acertará a que ele não entende.

São mais de 200 milhões de ReCaptchas resolvidos todos os dias, o que dá cerca de 5 milhões de livros por ano. Isso tudo está explicado no vídeo abaixo, em que Luis também fala sobre outro projeto colaborativo para aprender novas línguas: é o Duolingo. Veja a apresentação dele no TEDxCMU:

Ctrl + C Ctrl + V do site Engenharia É

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,836,848SeguidoresSeguir
24,755SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Adolescente escreve redação sobre como padrões oprimem quem está fora deles

A adolescente de 13 anos escreveu um texto sobre o quanto os padrões estéticos e comportamentais oprimem quem está fora deles.

Uber irá permitir que motoristas mulheres transportem apenas passageiras

O Uber lançou nesta quinta-feira (24) uma ferramenta que permite a motoristas mulheres transportarem apenas passageiras. Por enquanto, disponível em Campinas, Curitiba e Fortaleza....

Atitude de campeão, com Anderson Silva

A mãe desse menino que aparece no vídeo ficou sabendo que o Anderson Silva também era cliente do mesmo médico que atendia seu filho, dai ela...

Berlim cria primeira mesquita, sinagoga e igreja que ficam sob o mesmo teto

Berlim está prestes a se tornar o lar da primeira mesquita-sinagoga-igreja do mundo, um espaço de oração partilhada, destinada a reunir os membros das...

Adolescente atropelado por motorista bêbado sonha comprar prótese e comove internautas

Após ter parte da perna esquerda amputada, o adolescente Iago sonha comprar prótese e voltar a andar de bicicleta.

Instagram

Você sabia que o captcha que você digita na internet pode ajudar a mudar o mundo? 3