Você sabia que o captcha que você digita na internet pode ajudar a mudar o mundo?

Tempo atrás, o Captcha, aquelas palavras que digitamos antes de baixar alguma coisa ou verificação de contas, não tinham utilidade nenhuma além de evitar fraudes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Percebendo isso, um dos inventores da ferramenta, Luis von Ahn, resolveu dar outra utilidade para o Captcha. Quando você digita uma palavra nesta ferramenta, você pode estar ajudando a digitalizar livros.

O que? Como assim?

Sim, se você perceber que o Captcha que está escrevendo é do projeto ReCaptcha, você está ajudando a digitalizar livros para o computador.

Para entender: há um processo automático que digitaliza as obras para um formato digital, mas o sistema do computador tem dificuldades em ler algumas palavras de livros mais antigos. Assim, essas palavras que o sistema não compreende são jogadas no Captcha, nós as reconhecemos e ajudamos o mundo a ter mais livros digitais. Legal né?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para saber que o que escrevemos está correto, eles disponibilizam duas palavras: uma que o computador sabe e outra que ele não compreende. Ao acertar a que o computador já sabe, ele automaticamente entende que você também acertará a que ele não entende.

São mais de 200 milhões de ReCaptchas resolvidos todos os dias, o que dá cerca de 5 milhões de livros por ano. Isso tudo está explicado no vídeo abaixo, em que Luis também fala sobre outro projeto colaborativo para aprender novas línguas: é o Duolingo. Veja a apresentação dele no TEDxCMU:

Ctrl + C Ctrl + V do site Engenharia É

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,839,934SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Luiza Trajano entra na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da Revista Time

A empresária Luiza Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, foi eleita pela revista "Time" uma das 100 pessoas mais influentes do...

Australiana fica três horas na lama tentando salvar cavalo preso

As vezes tomamos conhecimento de uma história que nos dá aquela sensação boa de que vale a pena acreditar nas pessoas. Essa é uma...

Hospital abona dívida e oferece tratamento integral a bebê de noiva que morreu

A noiva Jéssica passou mal um pouco antes de entrar na igreja, ela estava grávida, foi submetida a um parto de emergência e o bebê sobreviveu. O noivo Flávio estava com uma dívida de mais de 20 mil reais referente ao atendimento.

Programa de rádio transforma idosos de asilo em DJs amadores

Se a quarentena e o distanciamento social está difícil pra você, imagina para os idosos que vivem em casas de repouso e asilos Brasil...

Pedreiro que pedalava 42 km para estudar Direito começa pós-graduação no mês que vem

Vocês se lembram da história – um exemplo de superação e tanto! – do pedreiro Joaquim que pedalava 42 km por dia para fazer...

Instagram