Voluntários entregam cobertores e quentinhas a moradores de rua em Salvador

0
2612
voluntários entregam quentinhas cobertores moradores rua

É no mês de junho que começa o inverno, estação marcada pelas fortes chuvas e tempo frio. A baixa temperatura é um clima convidativo para muitos, mas não para as pessoas que vivem em situação de rua.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para amenizar os transtornos causados pela estação, voluntários do Grupo Pão Nosso Salvador levaram 150 quentinhas e cobertores a moradores de rua em diversas regiões da capital baiana no início deste mês. Pessoas com histórias parecidas com a da Ana Paula, uma mulher trans que busca recomeçar sua vida do zero, clique aqui e saiba como ajudá-la.

Everton Santana, um dos voluntários, acredita que o inverno é a época do ano que essas pessoas mais precisam de ajuda. “Trabalhamos com as quentinhas de janeiro a dezembro e, durante as entregas, percebemos que as pessoas que têm a rua como sua casa, isso inclui até mesmo mães com crianças, precisam se proteger do tempo frio nas noites de inverno. Por isso, fazemos uma campanha no mês de junho para arrecadar cobertores e agasalhos entre os voluntários e pessoas próximas.”

voluntários entregam quentinhas cobertores moradores rua
Foto: Divulgação

Conhecendo o Grupo Pão Nosso

O projeto surgiu de um grupo de amigos que tinha o sonho de realizar um trabalho social. Desde então, há dez anos seguem realizando a entrega das quentinhas em um domingo de cada mês.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como não contam com um espaço próprio, os voluntários se reúnem em uma escola no bairro de Sussuarana, onde preparam os alimentos, embalam e saem para a entrega. Santana diz que tudo é feito por meio de doações. “Desde a comida até os cobertores tudo é conseguido com as pessoas que conhecem o nosso trabalho e se dispõem a nos ajudar de forma financeira e material.”

voluntários entregam quentinhas cobertores moradores rua
Foto: Divulgação

Além das quentinhas

O encontro aos domingos é sagrado. Tudo começa cedo, às 8h, é dado o início para a preparação dos alimentos: arroz, feijão, soja e farofa para a quentinha que leva como complemento pão, suco e água. Mas, segundo a voluntária Tainã Mamede, o compromisso dos voluntários com a tarefa vai além da entrega das roupas e do alimento: amor e atenção são aspectos fundamentais e que fazem toda a diferença.

voluntários entregam quentinhas cobertores moradores rua
Foto: Divulgação

“O alimento só vai atender as necessidades fisiológicas do corpo, por isso oferecemos, além disso, amor, cuidado, sorriso…um ato que mostra aos nossos irmãos de rua o quanto há pessoas que se importam com eles, que estamos ali, enxergando aquela situação.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como ajudar

As doações, muitas vezes, chegam por meio das redes sociais. Presente no Instagram e Facebook é também por lá que são divulgadas as ações. Interessados em colaborar podem acessar os perfis do Grupo Pão Nosso Salvador e entrar em contato por mensagem.

Inverno à vista: voluntários entregam quentinhas e cobertores a moradores de rua em Salvador
Foto: Divulgação

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.