Voluntários ajudam pessoas com mais de 45 anos a voltar ao mercado de trabalho

Se você já passou dos 40 ou 50 anos e está desempregado, deve sabe o quanto é difícil arrumar um emprego novo nessa faixa etária, né?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O mercado está em constante mudança mais ainda com a crise do coronavírus e grande parte desse pessoal acaba sendo dispensado das empresas.

O que fazer então para evitar que os mais experientes fiquem sem trabalhar? Uma iniciativa bastante legal está sendo desenvolvida em São Paulo: o Colab 50

A ideia partiu exatamente de quem chegou na fase dos 40. A especialista em desenvolvimento de carreira Lilian Sanches percebeu que estava perto da “aposentadoria expulsatória”, como ela mesma brinca, e decidiu fazer algo a respeito. 

Criadora do projeto que reinsere idosos no mercado de trabalho através da ajuda de voluntários
Lilian Sanches é especialista em desenvolvimento de carreira. Foto: Colab50

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Há uma exclusão mesmo desses trabalhadores. Eles deixam de ser aproveitados nas empresas e isso acarreta problemas sérios a essas pessoas, como depressão. E as empresas perdem em experiência, maturidade”, disse.

Relacionado: Experiência com voluntariado pode te ajudar a conseguir primeiro emprego

É bem isso mesmo, Lilian. Uma pesquisa feita pelo Centro Internacional sobre o Envelhecimento, da Espanha, no ano passado, mostrou que 58% dos desempregados com mais de 55 anos não acreditam mais que vão voltar a trabalhar.

Virando o jogo

Para mudar essa realidade, em parceria com a Gooders, plataforma que recompensa ações do bem, a Lilian criou o Colab 50. O projeto vai preparar profissionais entre 45 e 60 anos que estão desempregados para voltar pro batente.

E como isso vai acontecer? 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os profissionais se cadastram na plataforma e fazem cursos de preparação para o novo momento do mercado de trabalho. Depois, o Colab 50 encaminha esses profissionais para as empresas parceiras do projeto. Demais, fala aí!

As capacitações são sobre novas tecnologias, empreendedorismo e novas formas de trabalho. O objetivo é fazer com que eles sejam também contratados como Pessoa Jurídica.

“As empresas estão cada vez mais jovens e, às vezes, falta uma pessoa com maturidade, equilíbrio emocional, para ajudar na tomada de decisões. Por isso, os nossos seniores podem se tornar consultores e não somente empregados das empresas”, disse Lilian.

Idosa de óculos escuro fazendo expressão descolada através de gesto
Profissionais experientes vão passar por transformação. Foto: Colab50

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além disso, tem a questão financeira, como explica Lilian. 

“Muitos desses trabalhadores são dispensados porque se tornam caros para as empresas. Então, atuando como prestadores de serviço que atuam pontualmente em algumas ocasiões, eles emprestam a sua expertise para essas corporações, e custam menos do que se fossem funcionários”. 

Bom negócio pra todo mundo!

Relacionado: Após diagnóstico de autismo, empreendedor criou um dos maiores negócios de impacto social no país

Voluntários realizam capacitações e são recompensados

Os professores são voluntários e eles também ganham benefícios da Gooders! Gente, é uma rede onde todo mundo sai ganhando!

O Colab 50 conta com 12 voluntários e por isso é gratuito. Tem voluntários no cadastro e acolhimento dos participantes, nas mídias sociais e na comunicação, na tecnologia, no administrativo e organização dos conteúdos dos cursos.

As aulas são online e, passado o distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19, vão ser presenciais também.

Logomarca do Colab50
Foto: Colab50

“A expectativa de vida está aumentando e na contramão, a empregabilidade dos mais velhos está caindo. Por isso, esse projeto é essencial, porque o trabalho garante a renda, eleva a autoestima. Não é só uma questão de ocupação, mas de dignidade”, finalizou Lilian.

Nossa, já amo o Colab 50! Para ser voluntário e saber mais sobre o projeto, inscreva-se no site da Gooders  e acompanhe as novidades pelo Instagram, Facebook e Linkedin.

Foto de capa: Colab 50

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,505,556SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mulher perde memória de curto prazo e marido a reconquista todos os dias, há 23 anos

Tudo começou em 1994, quando Michelle Philpots perdeu a memória de curto prazo após sofrer dois acidentes de trânsito, o que significa que, muitas...

Em estado terminal, menina de 5 anos prefere ir para o céu em vez do hospital

Com apenas 5 anos, você imagina uma criança correndo pela casa, brincando muito e fazendo a maior bagunça. Infelizmente, a realidade de Julianna Snow...

Mãe tem surpresa ao ver que sua filha é albina e faz poderoso depoimento

Esta história foi compartilhada por Taylor Dunnavant, no site Love What Matters. Taylor é norte-americana, vive em Missouri com seu marido, Chris e suas...

Com vaquinha, motoboy que teve moto furtada consegue comprar uma nova e volta a trabalhar!

É tão bom quando a gente mostra que a ajuda de vocês transformou a vida de alguém, não é? O Vinícius teve a moto...

Veja a audição da criança que fez o filme E.T. e se impressione com seu talento

Este ano o filme  "E.T. O Extraterrestre" comemora 30 anos de lançamento, e com um ar nostálgico pairando no ar, é um bom momento para...

Instagram