Voluntários reformam banheiro de casa que inundava com enchentes

Uma mulher, sete filhos, dois cômodos. Essa é a vida de Kátia Jesus de Oliveira. Depois de um grave histórico de violência doméstica, ela tomou coragem de se separar para cuidar dos filhos e foi morar numa casa de dois cômodos à beira de um córrego, no Parque Santo Antônio, Zona Sul de São Paulo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quando chove, o pequeno rio enche e inunda a casa. O espaço mais atingido é o banheiro. O local estava completamente deteriorado, até que o Programa Vivenda entrou na história. Tudo o que Kátia queria eram azulejos nas paredes para ficar mais fácil de limpar quando a água invadisse o local.

Ai, gente, é de cortar o coração isso! 🥺

Banheiro apresentava muitos problemas por causa das enchentes

As paredes não tinham pintura e estavam com o recobrimento descascado, a parte elétrica não funcionava, a iluminação era ruim e o piso estava quebrado e cheio de elevações, o que causava acidentes com os filhos mais novos. “O estado era deplorável por causa das enchentes”, conta Kátia.

Banheiro reformado pelo Programa Vivenda tinha porta quebrada e molhava cozinha
Porta do banheiro estava quebrada e água molhava a cozinha. Foto: Programa Vivenda

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Não existia pia e o cano jorrava a água direto num balde que ficava no chão. As tubulações do teto ficavam expostas; o chuveiro, perto da porta, encharcando o cômodo do lado; a porta tinha uma abertura que fazia molhar o restante da casa; e um buraco mostrava tudo dentro do banheiro para quem estivesse do lado de fora.

O teto estava horrível. A gente tomava banho e molhava a cozinha. E ninguém podia lavar roupa do lado de fora na hora que alguém estivesse no banheiro porque dava pra ver tudo”, relembra Kátia.

Tubulações e fiação expostas de banheiro reformado pelo Programa Vivenda
Tubulações e fiação ficavam expostas no teto. Foto: Programa Vivenda

“A parte mais bonita da casa agora é o banheiro” 😍

O Programa Vivenda, por meio do projeto #GeneroCidadeSP, revestiu tudo com cerâmica branca para ficar mais fácil de Kátia limpar o banheiro após as enchentes. Eles também instalaram uma pia, fecharam o buraco da parede e colocaram janela, instalaram forro no teto, consertaram o piso, trocaram a porta e mudaram o chuveiro de lugar.

“Agora tem azulejo que evita que entre água nas paredes e fica fácil de limpar quando inunda porque vem água, esgoto, agora ficou muito melhor. Eu amei tudo, ficou tudo perfeito, maravilhoso, principalmente o teto e agora tenho um banheiro limpo. Meus filhos amaram. A parte mais bonita da casa agora é o banheiro”, disse Kátia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Kátia fica emocionada ao abrir torneira de pia de banheiro reformado pelo Programa Vivenda
Kátia ficou emocionada ao ver o banheiro novo com pia. Foto: Programa Vivenda

Kátia cuida sozinha dos sete filhos: Lorena (8 anos), Kauan (10 anos), Wesley (16 anos), Robson (19 anos), Rubia (21 anos), Greice (22 anos) e Gilson (23 anos). Ela teve que abandonar o trabalho para cuidar do Wesley, que tem epilepsia. Os dois mais velhos ajudam nas finanças de casa, que é complementada com o Bolsa-Família.

Eu só tenho a agradecer o projeto muito, muito, muito, imensamente por essa reforma que eu ganhei. Que Deus abençoe a todos, não só a mim, mas a todos que estão recebendo as reformas porque aqui nós passamos dificuldade mesmo. Quando vem a enchente, a gente perde tudo”, disse.

Dezenas de famílias sonham com essa oportunidade, clique aqui e contribua!  

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Banheiro atingido por enchentes após reforma do Programa Vivenda
Banheiro ficou completamente novo após reforma. Foto: Programa Vivenda

Campanha

O Vivenda atua dando crédito acessível e realizando reformas em casas de moradores que vivem em extrema vulnerabilidade, como a família de Kátia. Em cinco anos, já foram reformadas mais de 1.600 residências em locais como o Capão Redondo, Jardim São Luís, Jardim Ângela, Campo Lindo, Parque Santo Antônio, Cidade Dutra e Grajaú.

E, você, pode ajudar!

O Razões é parceiro do Programa Vivenda e o Instituto Phi – um das instituições que mais fortalecem o setor social hoje no Brasil, estimulando diversas ações filantrópicas de indivíduos e empresas – numa campanha de matchfunding na Benfeitoria, plataforma que conecta pessoas e projetos!

A ideia é arrecadar R$ 280 mil até o dia 22 de novembro de 2019 para realizar o sonho e mudar a vida de 50 famílias em risco! Vai ser assim: a cada real doado, o Instituto Phi doará outro, formando um matchfunding, quer dizer, o impacto da colaboração é duplicado!!

Vem com a gente, clique aqui e apoie!

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,833,091SeguidoresSeguir
24,677SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Professor vai todos os dias até lan house para dar suas aulas online para seus alunos

A gente tem visto como os professores têm passado alguns perrengues nessa pandemia para não deixar os alunos sem estudo. Recentemente, uma imagem de...

Há 50 anos juntos: Marido se desdobra para dar qualidade de vida à mulher que tem Alzheimer

Estar com alguém que você ama e que quer ficar até o fim da vida pode parecer historinha pra criança dormir nos dias de...

Repórter recebe pedido de casamento no intervalo entre partida de futebol

Enquanto os jogadores de Criciúma e Sport estavam no vestiário, um outro tipo de jogada foi realizada sobre o gramado do Heriberto Hülse. O...

Grupo distribui caixas com livros infantis na Zona Norte do Rio

Projeto 'Caixolas da Alegria' já conta com dez pontos onde crianças podem pegar um livro de graça.

Noiva ‘abandona’ festa de casamento para visitar a mãe internada

Nenhuma comemoração era mais importante do que mostrar seu tão sonhado vestido de noiva para a mãe.

Instagram

Voluntários reformam banheiro de casa que inundava com enchentes 3