Início SOCIAL Vizinhos cuidam da lavoura de família que busca tratamento para filhas

Vizinhos cuidam da lavoura de família que busca tratamento para filhas

Essa é uma daquelas histórias para encher o nosso coração de esperança nesse início de ano. Mais de 100 pessoas fizeram um mutirão para cultivar a plantação de café de um agricultor que teve que largar as atividades no campo para cuidar das duas filhas, ambas com um problema sério no coração.

Essa linda história de solidariedade aconteceu no Córrego da Jacutinga, Zona Rural de Alto Jequitibá (MG). Seu Adauto e dona Josiane têm duas filhas, uma de 7 e outra de 13 anos de idade. Larissa, a mais velha, teve complicações e a família toda precisou se transferir para a capital mineira, Belo Horizonte.

A lavoura de aproximadamente de 12 mil pés de café ficou sem receber os cuidados necessários e ameaçava perder a plantação. Inicialmente, um grupo de 20 vizinhos começou a cuidar da roça, até que os amigos e parentes da família se mobilizaram e reuniram 94 homens para roçar e adubar a lavoura e outras dezenas de mulheres prepararam um lanche.

Voluntários que roçaram lavoura de produtor com filha doente posam para foto
Foto: Reprodução/Facebook Jose Carlos Lovantino

Em menos de uma hora, toda a plantação estava roçada e adubada. “Não tenho palavras para agradecer por tanto carinho. Sem a bênção de Deus e sem o apoio dessas pessoas nós não conseguiríamos superar”, disse Josiane.

Vizinhos cuidam da lavoura de família que busca tratamento para filhas 1
Foto: Reprodução/Facebook Jose Carlos Lovantino

Leia também: Vizinhos constroem casa para idosos que viviam em situação precária

Eu me senti muito emocionado. Foi lindo! Todos ajudaram com alguma coisa, uns menos, outros mais, mas todos com o mesmo propósito: ajudar sem interesse, por amor mesmo, entende? Isto não tem preço”, disse Lucas Ferreira, primo da família e que também participou da ação.

Vizinhos cuidam da lavoura de família que busca tratamento para filhas 2
Foto: Reprodução/Facebook Jose Carlos Lovantino

Em Belo Horizonte, a família também recebeu ajuda. Parentes e amigos oferecem hospedagem e transporte para o tratamento de Larissa no hospital. “Só Deus pode retribuir tudo o que estão fazendo”, disse Josiane.

Filhas do casal têm problemas congênitos

As duas filhas de Adauto e Josiane têm miocardiopatia dilatada, uma doença no músculo do coração que impede o bombeamento de sangue para o corpo, causando arritmias e outras complicações. Elas têm ainda uma miopatia congênita, que provoca fraqueza nos músculos.

Filhas de produtor que se ausentou da lavoura e teve roçado cultivado por voluntários
Larissa e Josiane têm têm miocardiopatia dilatada, uma doença no músculo do coração que impede o bombeamento de sangue para o corpo. Foto: Arquivo pessoal

Larissa enfrenta um quadro mais complicado e espera passar por transplante. A filha mais nova iniciou o tratamento precoce.

Leia também: Mulher divide com os vizinhos a água de caminhão pipa que ganhou

Vizinhos já atuaram em outra ação

E não é a primeira vez que esse mutirão de solidariedade acontece. No ano passado, o produtor Faberli também precisou abrir mão do trabalho no campo para cuidar do filho que estava com câncer. Em três dias, os moradores se juntaram e colheram quase mil balaios de café no terreno do agricultor.

Sempre que alguém se machuca ou fica doente, a comunidade se reúne para ajudar”, explicou Lucas. E assim todos vão se ajudando na pequena cidade mineira.

Que lição bacana que Alto Jequitibá envia para todos nós. Se nos ajudarmos, a luta de todo mundo fica mais fácil!

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.
  • Envie sua história aqui.

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

979,881FãsCurtir
1,666,380SeguidoresSeguir
8,162SeguidoresSeguir
10,800InscritosInscrever

+ Lidas

Passarinho deficiente ganha sapatinhos ortopédicos para caminhar sem dor

Um passarinho com deficiência foi resgatado pela equipe da ONG norte-americana California Wildlife Center (CWC) enquanto perambulava com bastante dificuldade pelas ruas. O pequeno nasceu...

Evento no RJ oferece de graça 250 tattos que alertam sobre doenças e alergias

A cidade do Rio de Janeiro vai receber a maior convenção de tatuagens do mundo – a Tattoo Week – no Centro de Convenções...

Multidão canta e convence jovem a não se jogar de prédio em MG; assista!

Ao ver um jovem ameaçar se jogar do alto de um prédio em Patos de Minas (MG), uma multidão de pessoas – em especial,...

Quênia instala primeira usina solar que transforma água do oceano em potável

Atualmente, estima-se que 2,2 bilhões de pessoas (28% da população mundial) não possuem o devido acesso à água potável, o componente mais básico e...

Jovem mexicano cria torres que purificam o ar com a mesma eficiência de 360 árvores!

Um jovem mexicano desenvolveu uma torre autossustentável com microalgas capaz de filtrar o ar. A torre realiza o trabalho de 360 árvores. Carlos Monroy Sampieri,...

Instagram