Aos 95 anos, vovó comanda empresa de chás orgânicos em SP: ‘Tenho muito futuro pela frente’

Em Registro, município de 56 mil habitantes no interior paulista, uma idosa de 95 anos tem comandado uma empresa familiar de chás orgânicos passada adiante de geração em geração.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A empreendedora Ume Shimada está à frente do Sítio Shimada – Chás Artesanais e Turismo, herdado dos pais na década de 1960.

Em entrevista ao Jornal do Sebrae, Terezinha Shimada, 67, filha de Ume, disse que aquela época o chá preto era muito popular.

“Meus pais eram muito batalhadores. Era um trabalho muito difícil, eles colhiam a Camellia sinensis (planta de cuja folha se originam vários tipos de chá) e vendiam para as fábricas, que processavam o chá preto”, explicou.

Devido a idade, Ume já não consegue atuar na linha de frente de produção dos chás. Hoje, ela supervisiona “de longe”, diz Terezinha, e costuma “puxar a orelha” da filha de vez em quando.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Minha mãe é muito cativante, hoje tem 95 anos, adora conversar com os turistas. Quando ela começou, aos 87, ela era muito ativa mesmo, colhia chá, participava da produção e até me deixava para trás”, brincou.

Aos 95 anos, vovó comanda empresa de chás orgânicos em SP

A idosa é brasileira casada com um japonês. Filha mais nova, é a única que decidiu continuar no Sítio – as demais partes da propriedade foram vendidas pelos irmãos mais velhos.

De acordo com Terezinha, até “algumas” décadas atrás, sua família mantinha (além do chazal), uma horta cheia de produtos ligados à comida oriental, que eram vendidos para a cidade.

“Por muito tempo, o chazal continuou a produzir matéria-prima para fábricas. Era como nossa família se sustentava, junto com a produção de lichias”, explicou.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com o passar do tempo, Ume resolveu arrendar o sítio e sua família foi morar na capital paulista. O negócio só foi retomado há quinze anos, com muitas dificuldades.

Em 2011, os compradores recusaram o chazal de Ume. Mas ela não desistiu: três anos depois, disposta a não deixar a tradição familiar morrer, a empreendedora (na época com 87 anos), resolveu produzir o próprio chá.

Aos 95 anos, vovó comanda empresa de chás orgânicos em SP

“O negócio começou com ela e um entusiasta de chás, o Tomio Makioti, que trabalhou em fábricas e entendia de máquinas, e também tinha essa preocupação de não acabar com a tradição do chá preto. Conversando entre eles, fizeram uma fábrica no sítio”, explicou Terezinha.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nos anos seguintes, a qualidade do chá melhorou bastante graças às técnicas e dicas de especialistas consultados pela matriarca. Hoje, o Sítio Shimada tem até certificado orgânico – o que ajudou a valorizar seus produtos, como o chá preto, verde, branco, lichia e até broto de bambu.

Gente até do exterior compra de Dona Ume, cujo negócio é acompanhado pelos filhos, netos e nora dela. “Nós somos em seis irmãos e todos têm uma atividade. Foi a dona Ume que começou, mas os filhos, sobrinhos e netos também gostam muito – a quinta geração da família já está envolvida”, afirmou Terezinha.

Além do sucesso no mundo dos negócios, o Sítio Shimada também virou um sucesso turístico, que recebe pessoas de várias partes do país, além de escolas de sommeliers interessadas na produção de chás.

Com frequência, a família Shimada também promove degustações e passeios que mostram todo o processo interno do Sítio – um dos hobbies preferidos de Ume, que sofreu um pouco durante a pandemia.

“O que minha mãe me diz é para nunca deixar acabar a produção de chá e, pelo que vejo da minha família, nosso negócio tem muito futuro pela frente“, afirmou a filha.

Fonte: Exame
Fotos: Flávio Florido/Carlos Raphael do Valle Eirelle-ME/SEBRAE

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Aos 95 anos, vovó comanda empresa de chás orgânicos em SP: 'Tenho muito futuro pela frente' 4

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,971,659SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Estrela debate a importância do brincar na infância e lança aplicativo para pais

O caminhar para um mundo de sonhos se mostrou mais do que uma vontade de deixar a imaginação fluir. Dentro do universo da brinquedos...

Ambulante divide a pouca comida que tem com seu cãozinho e comove web [VIDEO]

Em um vídeo de partir o coração que circula nas redes sociais, um vendedor ambulante é visto repartindo o pouco alimento que tem com...

Noiva se casa na companhia dos oito cães com deficiência que resgatou – veja vídeo

Samantha já tinha três cães quando conheceu o marido. Durante o relacionamento, o casal adotou outros cinco. Todos abandonados e com algum tipo de deficiência física.

Tutorial de máscara de proteção com camiseta velha e sem costura [VÍDEO]

Sabe aquela camiseta velha sem costura que você não usa mais? Dá pra fazer máscara de proteção com ela. Dependendo do seu tamanho, você faz...

[VÍDEO] Aula da pesada! Professor viraliza ao ensinar o alfabeto ao som de heavy metal; assista

Você deve ter tido ou ao menos ouviu falar de professores que ensinam seus alunos usando música. Com Nick Harrison não é diferente! O...

Instagram

Aos 95 anos, vovó comanda empresa de chás orgânicos em SP: 'Tenho muito futuro pela frente' 5