Vovó que aprendeu a ler e escrever com ajuda do neto adotado lança livro

Clique e ouça:

Aos 70 anos, dona Maria foi alfabetizada pelo neto, que sozinho a ensinou a ler e escrever. Agora, aproveitando o conhecimento adquirido, a idosa lançou um livro de memórias: “O Saber de Maria”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Maria das Mercês Silva vive no bairro Uberaba, em Curitiba (PR), e desde cedo assumiu o papel de mãe de Felipe dos Santos. O garoto entrou na escola e logo suas necessidades escolares esbarraram nas dificuldades da senhora.

Quando ele chegava em casa após a aula, queria a ajuda de dona Maria para fazer o dever, mas ela não podia ajudar, pois não sabia ler nem escrever. Felipe decidiu então ajudar sua mãe (relembre aqui).

[Conheça a história da Liliane: mulher, negra, periférica, que conseguiu uma vaga em uma das faculdades mais renomadas do mundo e criou uma vaquinha para custear os estudos, saiba como ajudá-la aqui.]

Vovó que aprendeu a ler com ajuda do neto adotado lança livro

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“A gente viu um colégio e estava escrito ‘EJA’ [Educação de Jovens e Adultos]. Eu não sabia o que era ainda e aí eu falei: ‘mãe, vamos matricular lá’. Ela falou que não”, conta o neto. Mas ele insistiu tanto que a dona Maria topou.

De início, as aulas foram desafiadoras, mas Felipe perseverou e logo percebeu que seu esforço estava valendo a pena. Certo dia, Maria perguntou ao neto se estava lendo ‘direito’.

O Razões e o Educa Mais Brasil te ajudam a conseguir bolsa de estudo para cursos técnicos e profissionalizantes, cursos de idiomas, entre outras, clique aqui.

“Eu falei: ‘abóbra’. Aí ele disse: ‘está certo, vó’. Nossa, aquilo ali pra mim o chão abriu, abriu tudo igual uma luz assim“, relembra.

A idosa, aos 70 anos, ainda trabalha. E concilia isso com os estudos, que afirma não querer largar tão cedo. “Vou pra escola e quando chego ainda fico até 11h da noite, até me dar sono, lendo um livro e escrevendo“, afirma.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vovó que aprendeu a ler com ajuda do neto adotado lança livro

Vovó que aprendeu a ler com ajuda do neto adotado lança livro

Recentemente, interessada pela história de dona Maria, uma editora a convidou para lançar um livro de memórias e relatos de superação dela: o livro “O Saber de Maria” tem 11 páginas e foi lançado na capital paranaense.

Nascida em Pernambuco no final dos anos 50, Maria criou nove filhos e um neto, e planeja superar novos desafios pela frente. “Tirar minha carta, aprender a dirigir e eu quero ainda subir na faculdade”, conta ela, que seguirá com a ajuda do neto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Idosa de 93 anos faz sucesso na internet empinando pipa – veja vídeo

“Eu quero dar muito mais iniciativa pra ela a ser professora do jeito que sempre quis”, diz.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: SNB/Fotos: Reprodução/TV Globo

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,026,578FãsCurtir
2,191,217SeguidoresSeguir
11,993SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Brasileira voluntária da 2ª Guerra Mundial é hoje voluntária na luta contra o Coronavírus

A dona Blandina era adolescente quando confeccionou luvas para os soldados brasileiros da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que lutaram na 2ª Guerra Mundial. Lá se...

Jovens antecipam casamento após saber que um deles tem apenas 5 meses de vida

Se você, assim como eu, se acabou de chorar vendo "Um amor para recordar" lá em 2002, se prepare: essa história é real, e...

Policiais unem-se a manifestantes em ato contra racismo e violência, nos EUA

É preciso tomar muito cuidado com generalizações, afinal, a profissão e a raça de uma pessoa não podem a definir. E para provar isso, diversos...

Engenheiro cria próteses gratuitas para pessoas carentes em impressora 3D

Aos 24 anos, o engenheiro industrial Guillermo Martinez decidiu usar todo seu conhecimento e criatividade em prol das pessoas carentes. Depois de comprar uma...

Pela primeira vez o Solstício de verão de Stonehenge será transmitido online

Pela primeira vez na história poderemos acompanhar o solstício de verão de Stonehenge online, o evento marca o dia mais longo do ano e...

Instagram