Vovó que aprendeu a ler e escrever com ajuda do neto adotado lança livro

Aos 70 anos, dona Maria foi alfabetizada pelo neto, que sozinho a ensinou a ler e escrever. Agora, aproveitando o conhecimento adquirido, a idosa lançou um livro de memórias: “O Saber de Maria”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Maria das Mercês Silva vive no bairro Uberaba, em Curitiba (PR), e desde cedo assumiu o papel de mãe de Felipe dos Santos. O garoto entrou na escola e logo suas necessidades escolares esbarraram nas dificuldades da senhora.

Quando ele chegava em casa após a aula, queria a ajuda de dona Maria para fazer o dever, mas ela não podia ajudar, pois não sabia ler nem escrever. Felipe decidiu então ajudar sua mãe (relembre aqui).

[Conheça a história da Liliane: mulher, negra, periférica, que conseguiu uma vaga em uma das faculdades mais renomadas do mundo e criou uma vaquinha para custear os estudos, saiba como ajudá-la aqui.]

Vovó que aprendeu a ler com ajuda do neto adotado lança livro

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“A gente viu um colégio e estava escrito ‘EJA’ [Educação de Jovens e Adultos]. Eu não sabia o que era ainda e aí eu falei: ‘mãe, vamos matricular lá’. Ela falou que não”, conta o neto. Mas ele insistiu tanto que a dona Maria topou.

De início, as aulas foram desafiadoras, mas Felipe perseverou e logo percebeu que seu esforço estava valendo a pena. Certo dia, Maria perguntou ao neto se estava lendo ‘direito’.

O Razões e o Educa Mais Brasil te ajudam a conseguir bolsa de estudo para cursos técnicos e profissionalizantes, cursos de idiomas, entre outras, clique aqui.

“Eu falei: ‘abóbra’. Aí ele disse: ‘está certo, vó’. Nossa, aquilo ali pra mim o chão abriu, abriu tudo igual uma luz assim“, relembra.

A idosa, aos 70 anos, ainda trabalha. E concilia isso com os estudos, que afirma não querer largar tão cedo. “Vou pra escola e quando chego ainda fico até 11h da noite, até me dar sono, lendo um livro e escrevendo“, afirma.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vovó que aprendeu a ler com ajuda do neto adotado lança livro

Vovó que aprendeu a ler com ajuda do neto adotado lança livro

Recentemente, interessada pela história de dona Maria, uma editora a convidou para lançar um livro de memórias e relatos de superação dela: o livro “O Saber de Maria” tem 11 páginas e foi lançado na capital paranaense.

Nascida em Pernambuco no final dos anos 50, Maria criou nove filhos e um neto, e planeja superar novos desafios pela frente. “Tirar minha carta, aprender a dirigir e eu quero ainda subir na faculdade”, conta ela, que seguirá com a ajuda do neto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Idosa de 93 anos faz sucesso na internet empinando pipa – veja vídeo

“Eu quero dar muito mais iniciativa pra ela a ser professora do jeito que sempre quis”, diz.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: SNB/Fotos: Reprodução/TV Globo

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM





Vovó que aprendeu a ler e escrever com ajuda do neto adotado lança livro 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,987,420SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Senegalês corrige valor de venda de óculos para cliente e atitude dá um tapa de luva no preconceito

Uma prova de que devemos acolher os imigrantes, ao invés de diminuí-los.

Cão sobe no carro fúnebre e acompanha o caixão do seu dono até o cemitério

Quem tem animal de estimação sabe que a nossa relação com eles é algo inexplicável. Não foi à toa que o cachorro ganhou fama...

Para ajudar a esposa com depressão, marido lista motivos pelos quais a ama

O amor de verdade é aquele que está do seu lado o tempo todo, principalmente nas horas mais difíceis. Exemplo disso é o americano...

Cachorrinha foge de casa para visitar dona em hospital

Fiéis e amorosos sim, não há como negar. Todos nós já ouvimos histórias e relatos sobre quão incríveis os cães podem ser e aqui...

Confeiteira dá exemplo de inclusão com bolo ‘destruído’ em festa de criança autista

"O pesadelo de uma confeiteira é o bolo rachar no meio da festa, certo? Depois deste final de semana eu posso dizer: nem sempre! O Leon teve a liberdade de deixar seu bolo da forma como desejava e não ser punido."

Instagram

Vovó que aprendeu a ler e escrever com ajuda do neto adotado lança livro 3