Início EDUCAÇÃO Escola Vovó que aprendeu a ler e escrever com ajuda do neto adotado...

Vovó que aprendeu a ler e escrever com ajuda do neto adotado lança livro

Aos 70 anos, dona Maria foi alfabetizada pelo neto, que sozinho a ensinou a ler e escrever. Agora, aproveitando o conhecimento adquirido, a idosa lançou um livro de memórias: “O Saber de Maria”.

Maria das Mercês Silva vive no bairro Uberaba, em Curitiba (PR), e desde cedo assumiu o papel de mãe de Felipe dos Santos. O garoto entrou na escola e logo suas necessidades escolares esbarraram nas dificuldades da senhora.

Quando ele chegava em casa após a aula, queria a ajuda de dona Maria para fazer o dever, mas ela não podia ajudar, pois não sabia ler nem escrever. Felipe decidiu então ajudar sua mãe (relembre aqui).

[Conheça a história da Liliane: mulher, negra, periférica, que conseguiu uma vaga em uma das faculdades mais renomadas do mundo e criou uma vaquinha para custear os estudos, saiba como ajudá-la aqui.]

Vovó que aprendeu a ler com ajuda do neto adotado lança livro

“A gente viu um colégio e estava escrito ‘EJA’ [Educação de Jovens e Adultos]. Eu não sabia o que era ainda e aí eu falei: ‘mãe, vamos matricular lá’. Ela falou que não”, conta o neto. Mas ele insistiu tanto que a dona Maria topou.

De início, as aulas foram desafiadoras, mas Felipe perseverou e logo percebeu que seu esforço estava valendo a pena. Certo dia, Maria perguntou ao neto se estava lendo ‘direito’.

O Razões e o Educa Mais Brasil te ajudam a conseguir bolsa de estudo para cursos técnicos e profissionalizantes, cursos de idiomas, entre outras, clique aqui.

“Eu falei: ‘abóbra’. Aí ele disse: ‘está certo, vó’. Nossa, aquilo ali pra mim o chão abriu, abriu tudo igual uma luz assim“, relembra.

A idosa, aos 70 anos, ainda trabalha. E concilia isso com os estudos, que afirma não querer largar tão cedo. “Vou pra escola e quando chego ainda fico até 11h da noite, até me dar sono, lendo um livro e escrevendo“, afirma.

Vovó que aprendeu a ler com ajuda do neto adotado lança livro

Vovó que aprendeu a ler com ajuda do neto adotado lança livro

Recentemente, interessada pela história de dona Maria, uma editora a convidou para lançar um livro de memórias e relatos de superação dela: o livro “O Saber de Maria” tem 11 páginas e foi lançado na capital paranaense.

Nascida em Pernambuco no final dos anos 50, Maria criou nove filhos e um neto, e planeja superar novos desafios pela frente. “Tirar minha carta, aprender a dirigir e eu quero ainda subir na faculdade”, conta ela, que seguirá com a ajuda do neto.

Leia também: Idosa de 93 anos faz sucesso na internet empinando pipa – veja vídeo

“Eu quero dar muito mais iniciativa pra ela a ser professora do jeito que sempre quis”, diz.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: SNB/Fotos: Reprodução/TV Globo

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

982,391FãsCurtir
1,679,634SeguidoresSeguir
8,247SeguidoresSeguir
11,000InscritosInscrever

+ Lidas

Designer da UFMG cria embalagem sustentável de pasta de dente que pensa fora da caixa – literalmente!

Um projeto acadêmico liderado por Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), repensa a maneira como as embalagens são dispostas aos consumidores...

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Pesquisadora de Manaus desenvolve plástico biodegradável a partir do cará

Quem já comeu sabe o quanto o cará é saboroso. O tubérculo, que é bem parecido com o inhame, é rico em fibras e...

Casal gay adota bebê com HIV que foi rejeitada por 10 famílias

Pouco depois de nascer, Olivia foi abandonada em um orfanato. Na fila de adoção, foi rejeitada por 10 famílias. O motivo? A menina é...

Pesquisadores do Paraná criam membrana capaz de desenvolver pele e ossos

O futuro da medicina está cada vez mais próximo do presente. No Paraná, pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina criaram uma membrana que é...

Instagram