Vovô sírio transforma lixo em brinquedo para alegrar crianças em campos de refugiados

Em meio à guerra civil, que já deixou 10 milhões de refugiados da Síria desde 2011, o carpinteiro Kareem, de 65 anos, vive com sua família no deserto da Jordânia em abrigo humilde onde faz brinquedos com o que encontra no lixo para alegrar o dia a dia dos netos e das outras crianças em sua vila.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O super-vovô tem 14 filhos e, após homens armados invadiram sua fazenda e ameaçarem matar sua família caso ele não entregasse suas economias, ele decidiu abandonar tudo em busca de um lugar mais seguro.

“Fora daqui tínhamos conforto, uma casa boa e limpa. Quando chegamos, estava tudo sujo”, conta ele em entrevista para a UNHCR, agência da ONU para refugiados. “Mas tudo bem. É melhor do que nada. Agora estamos acostumados e felizes. Não podemos negar isso”.

A ideia de transformar lixo em brincadeiras veio do fato de não ter quase nada para fazer no local em que moram atualmente. “Aqui é muito entediante. A única coisa que podemos fazer é comer e dormir… ou dormir e caminhar. É bom fazer algo para manter a mente ocupada”. Foi quando Kareem começou a usar sem tempo livre para alegrar a criançada.

“Fico muito feliz quando vejo meus netos e outras crianças brincarem com as coisas que faço. Meu estresse vai embora”, diz.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele espera que, com suas criações, as crianças possam se distrair, ocupar suas mentes e imaginar um futuro melhor. “Neste momento, eu quero paz e amor de volta à Síria. Nós éramos tão felizes… Espero que a gente possa voltar para o nosso país e ter esses dias de alegria de volta”.

Quer saber mais sobre essa história inspiradora? Veja, abaixo, o vídeo produzido pela UNHCR:

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,850,069SeguidoresSeguir
24,964SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Trilha do Noel leva abraços e apresentações culturais inclusivas para as ruas de Santos, em SP

A próxima quarta-feira (20) vai ter um brilho a mais. Isso porque nessa data, a Trilha do Noel levará abraços e apresentações culturais inclusivas para...

Professora adapta aulas para aluno especial: inclusão!

A professora Joana D’Arc Manente faz o que está ao seu alcance para promover a inclusão do garoto Stevão.

Suíça votará proibição da criação de animais em escala industrial para abate

Recentemente, foi relatado que 2,6 milhões de suíços – ou 31% da população – estão reduzindo ou reduziram totalmente o consumo de carne.

Você e o mundo precisam assistir este vídeo de um bebê aprendendo Libras

O vídeo de um bebê aprendendo a Libras (Língua de Brasileira de Sinais) viralizou pela internet. As crianças tem a incrível capacidade de aprender de...

Professor universitário larga tudo para trabalhar com bioconstrução

Após anos trabalhando em busca de ascensão social, o jornalista e radialista Edilson Cazeloto, que trabalha agora com bioconstrução, chegou ao topo da carreira...

Instagram

Vovô sírio transforma lixo em brinquedo para alegrar crianças em campos de refugiados 3