Vovô sírio transforma lixo em brinquedo para alegrar crianças em campos de refugiados

Em meio à guerra civil, que já deixou 10 milhões de refugiados da Síria desde 2011, o carpinteiro Kareem, de 65 anos, vive com sua família no deserto da Jordânia em abrigo humilde onde faz brinquedos com o que encontra no lixo para alegrar o dia a dia dos netos e das outras crianças em sua vila.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O super-vovô tem 14 filhos e, após homens armados invadiram sua fazenda e ameaçarem matar sua família caso ele não entregasse suas economias, ele decidiu abandonar tudo em busca de um lugar mais seguro.

“Fora daqui tínhamos conforto, uma casa boa e limpa. Quando chegamos, estava tudo sujo”, conta ele em entrevista para a UNHCR, agência da ONU para refugiados. “Mas tudo bem. É melhor do que nada. Agora estamos acostumados e felizes. Não podemos negar isso”.

A ideia de transformar lixo em brincadeiras veio do fato de não ter quase nada para fazer no local em que moram atualmente. “Aqui é muito entediante. A única coisa que podemos fazer é comer e dormir… ou dormir e caminhar. É bom fazer algo para manter a mente ocupada”. Foi quando Kareem começou a usar sem tempo livre para alegrar a criançada.

“Fico muito feliz quando vejo meus netos e outras crianças brincarem com as coisas que faço. Meu estresse vai embora”, diz.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele espera que, com suas criações, as crianças possam se distrair, ocupar suas mentes e imaginar um futuro melhor. “Neste momento, eu quero paz e amor de volta à Síria. Nós éramos tão felizes… Espero que a gente possa voltar para o nosso país e ter esses dias de alegria de volta”.

Quer saber mais sobre essa história inspiradora? Veja, abaixo, o vídeo produzido pela UNHCR:

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,758,975SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cliente faz pedido de pizzas e recebe mensagem para coroar o reencontro com amigos da escola

"Isto coroou o momento, pois era um encontro de amigos de colégio que não se reuniam há dois anos”, disse o cliente satisfeito.

Nego do Borel hospeda em hotel de luxo mulher que levou ‘bolo’ em aeroporto

Michele Paula pegou um voo de Curitiba para Rio de Janeiro, na quarta-feira (19), para conhecer um 'boy' que conheceu na internet. Ela aterrissou pela...

10 dicas para controlar a ansiedade durante a pandemia

Se você chegou até aqui buscando ajuda, fique com a gente. Separamos dicas e técnicas que vão te ajudar a controlar a ansiedade nesse cenário.

Jardineiro “gangster” espalha plantações de alimentos nas calçadas de Los Angeles

Ron Finley tem um humor impecável ao falar de agricultura. Ele vem transformando o conceito e a periferia de Los Angeles com suas agroflorestas. Ron...

Após vaquinha, menino que estudava em barraca ganha casa nova no RS

Você se lembra da história do menino Alan, 11 anos? Com a ajuda do pai, o garoto, lá de Estrela Velha (RS), montou uma...

Instagram