Para preservar abelhas, Walmart EUA exige de fornecedores de produtos florais controle ecológico de pragas

0
1441
abelha polinização girassol

Sem os polinizadores, muitos alimentos que consumimos não existirão mais. Ciente disso, o Walmart dos EUA estabeleceu uma série de compromissos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As abelhas são os polinizadores mais conhecidos, mas existem muitos outros, como as borboletas, mariposas, morcegos e besouros. Alguns estudos mostram que as populações de polinizadores estão em declínio no mundo todo.

Os motivos variam, mas incluem o uso de pesticidas em plantações, mudanças climáticas, entre outros.

Manejo Integrado de Pragas

Para ajudar a mudar essa realidade, até 2025, o Walmart EUA está se comprometendo a obter 100% de produtos frescos e florais apenas de fornecedores que adotarem o Manejo Integrado de Pragas (MIP).

“Também estamos incentivando os fornecedores de produtos frescos a descontinuar o uso de pesticidas neonicotinoides de clorpirifós e nitroguanidina (quando aplicável, a menos que a lei exija o contrário), evitar substituí-los por outros produtos com uma classificação de precaução de abelha de nível I e ​​avaliar e relatar o progresso anual”, disse Martin Mundo, vice-presidente sênior do Walmart EUA, em nota.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo a WWF, o objetivo do MIP não é eliminar infestações de insetos na plantação, “mas reduzir sua população de modo a permitir que seus inimigos naturais permaneçam na plantação agindo sobre suas presas favorecendo a volta do equilíbrio natural desfeito pela plantação e pelo uso de defensivos agrícolas”.

abelhas polinização flores
Foto: Pixabay

Melhorar e expandir habitats polinizadores

Além disso, Walmart EUA incentivará os fornecedores de produtos frescos a proteger ou restaurar habitats de polinizadores em pelo menos 3% de suas terras.

“Também continuaremos a evitar a venda de espécies de plantas exóticas em nossas lojas de varejo (com base em listas regionais reconhecidas). E trabalharemos com organizações locais para proteger, restaurar ou estabelecer habitats de polinizadores nos principais corredores de migração.”

Além disso, a empresa incentivará seus fornecedores a rotularem plantas amigas desses animais, para ajudar os clientes a cultivarem seus próprios jardins de polinizadores.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer mais uma história inspiradora? Então, dá o play!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.