Designer cria copos e xícaras feitas a partir da reciclagem da borra de café

O café é um dos grãos mais consumidos mundialmente e a cada ano, ganha mais e mais consumidores. Juntamente com ele, os resíduos que ficam após o processo de torragem e preparação, que são incorretamente descartados em quantidades maciças.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De olho nessa realidade, o designer de produtos Julian Lechner criou um material alternativo ecologicamente correto e sustentável após longo estudo envolvendo as borras do café.

Julian passou três anos entre pesquisa e experimentações para desenvolver tal solução, encontrando uma fórmula capaz de reaproveitar e reciclar os grãos e borra de café, transformando-os em coisas novas.

Aproveitando os resíduos deixados pelas cafeterias de Berlim, na Alemanha, o designer armazena, seca, embala e combina a borra de café à partículas de madeira sustentável (de serralherias da região) e colas de origem natural para produzir um líquido dinâmico e facilmente moldável.

Equilibrando essas três substâncias – borra, madeira e cola natural, – Julian cria um produto final reciclável e sustentável, feito a partir de elementos naturais, que ele batizou de Kaffeform.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De modo a apresentar todo o potencial do Kaffeform, Julian produziu uma xícara de expresso e outra de cappuccino feita a partir destes elementos, chamando a atenção de diversas feiras de inovação na Europa.

Recentemente, lançou o copo “take-away”, de nome WEDUCER, que passou a ser comercializado em alguns países da União Europeia no ano passado.

Leia tambémPlataforma virtual da Nespresso mostra processo de reciclagem das cápsulas de café

O WEDUCER lhe rendeu um prêmio na categoria Startups do Red Dot Awards 2018:

Designer cria copos e xícaras inspiradas e recicladas da borra de café
Foto: Reprodução / Kaffeform.com

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Designer cria copos e xícaras inspiradas e recicladas da borra de café
Foto: Reprodução / Kaffeform.com

“Estamos falando de um produto que muitos de nós seguram em nossas mãos com demasiada frequência, por um tempo muito curto e feito em plástico. Com produtos inovadores, como este copo de café ecológico, estamos dando um passo na direção certa”, diz Katrin de Louw, especialista em materiais e superfícies.

Designer cria copos e xícaras inspiradas e recicladas da borra de café
Foto: Reprodução / Kaffeform.com

O aspecto visual do Kaffeform apresenta uma forma e textura marmorizada, típica de todos os produtos da linha alemã, além de claro um leve cheirinho de café torrado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As xícaras e copos são bastante leves, duráveis, resistentes às máquinas de lavar louça, podendo ser repetidamente usados. Pode ser entendido como uma fusão entre uma solução biodegradável e eco-friendly com a resistência e baixo custo do plástico, sem o quesito poluição. Vale lembrar que os produtos da Kaffeform são livres de BPA.

Designer cria copos e xícaras inspiradas e recicladas da borra de café
Foto: Reprodução / Kaffeform.com

Leia tambémCafeteria irlandesa oferece café da manhã gratuito para qualquer criança no caminho da escola

Toda a linha é projetada para uso de longo prazo, de modo a render bons anos de felicidade para os conscientes proprietários.

As xícaras e copos idealizadas por Julian Lechner estão disponíveis no site da Kaffeform.

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: Follow the Colours

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,833,091SeguidoresSeguir
24,659SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Nessa aldeia todos falam língua de sinais para que pessoas surdas não sejam excluídas

Na remota aldeia de Bengkala, em Bali, cada um dos 3 mil habitantes consegue se comunicar fluentemente em kata kolok, uma língua de sinais,...

Ele cedeu sua vaga de emprego para o colega que seria demitido: “Pai com um filho doente”

O porteiro Douglas Marques da Silva, 36 anos, de Biguaçu (SC), deu sua vaga de emprego para um colega que seria demitido. Isso mesmo! Sabendo...

Mãe ouve o coração do filho transplantado em outra criança e a reação dela é emocionante

Perder um filho não é nada fácil. Há quem diga que é uma dor irreparável. Heather Clark sabe muito bem o que é isso. Em...

Depois que a esposa faleceu, pai e filha recriam fotos como forma de homenageá-la

Além de ter que lidar com sua perda, o pai se preocupou em como seria agora apenas ele e a filha, mas principalmente, em ela não se esquecer de sua amorosa mãe.

Alunos desenvolvem aplicativos de preservação e valorização do Cerrado

Para retratar um dos maiores biomas brasileiros em suas diversas características, os professores de Geografia e Arte do​ sétimo ano do Ensino Fundamental II...

Instagram

Designer cria copos e xícaras feitas a partir da reciclagem da borra de café 2