Yoga transforma rotina e melhora saúde física e mental de presos em SP

Originária da Índia, a Yoga vem transformando a rotina e melhorando a saúde física e mental dos presos do Centro de Detenção Provisória de Pinheiros II, em São Paulo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os detentos deixam tudo para trás (literalmente) e se dirigem a uma sala de vinte metros quadrados, onde buscam concentração, silêncio e paz interior consigo mesmos por algumas horas.

Sentados em um pequeno pedaço de pano, os 15 presos começam a atividade, até pouco tempo atrás desconhecida para eles, e mergulham profundo no exercício da disciplina. A oficina de ressocialização completou sete anos, uma fortaleza contra o vício, a violência e distúrbios psicológicos.

Yoga transforma rotina e melhora saúde física e mental de presos em SP

Os detentos cumprem pena por diversos crimes: de roubo a banco a homicídios. Seus olhos estão carregados de culpa, angústia e luta. Há uma tentativa desesperada e constante de superar esses sentimentos e manter o equilíbrio entre o corpo e a mente.

“É fácil perder a cabeça em um lugar como esse”, afirma o detento Barbosa de Almeida, 49 anos.

Ainda que a sala carregue inicialmente um clima tenso e pesado, logo o clima muda com a chegada do professor indiano e sua tranquilidade ímpar. Sanjay Kumar, 42 anos, ensina a vertente Hatha, a mais popular no Ocidente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Essa vertente prega a união entre o corpo e o espírito. São ensinadas posturas, gestos, técnicas de controle respiratório, domínio de músculos e órgãos, além de exercícios de purificação. A aula é ministrada em inglês e um intérprete auxilia na tradução.

Leia também: Juízes empregam “constelação familiar” para tratar vícios e recuperar presos

Assim que soube da oficina de Yoga, o detento José Carlos Salles dos Santos Filho, 42 anos, ficou interessado em participar. “Imagina, a gente vê na TV essas coisas, não aqui dentro. E eu, todo terrorista, vou fazer Yoga?”, questionou. Logo acabou cedendo: “Me convenceram de que melhorava a saúde, o corpo e a mente”.

Minutos depois, a confirmação: “E melhora mesmo, viu?”.

José conta que tinha dificuldades para ir ao banheiro – ia uma vez por semana. Agora, consegue ir de dois em dois dias. “E a minha cabeça tá mais tranquila. Não é aquela pressão que se tem.”

Yoga transforma rotina e melhora saúde física e mental de presos em SP

O ex-advogado Sérgio Barbosa de Almeida, 49 anos, colega de turma na oficina de Yoga, conta que divide a cela com outros 20 detentos.

O quarto de 14 metros quadrados e um banheiro é espaço constante de discussões acaloradas. Ali, colocando em prática o que aprendeu, sua consciência se eleva e seu pensamento distancia-se do debate. “Respiro fundo, relaxo a minha mente e fujo do estresse”, diz.

Eliane Souza, diretora de saúde do CDP de Pinheiros II, afirma ter havido uma melhora significativa da saúde física e mental dos participantes da oficina.

Leia também: Presos ganham remição de pena e salário trabalhando em SC

Além disso, ela observou que nos últimos sete meses o comportamento dos alunos destoa dos demais – eles são mais leves, evitam se envolver em brigas e confusões e são menos afoitos. Mais: “Muitos se queixavam de depressão, de angústia. Hoje, como fazem exercícios mentais também, as queixas são outras. Eles pedem mais aulas de Yoga”, ri.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: R7/Fotos: Edu Garcia/R7

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

987,284FãsCurtir
1,761,063SeguidoresSeguir
8,609SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Fábio Assunção dá a volta por cima um ano depois de virar ‘piada’ no Carnaval

É impressionante o quanto as coisas podem mudar em apenas um ano, né? Olha o caso do ator Fábio Assunção, 48 anos. No Carnaval do...

Fotos de abelhas cansadas dormindo de “bumbum pra cima” dentro de flores viralizam

Uma série de fotos de abelhas tirando um cochilo dentro de flores com o bumbum cheio de pólen está fazendo o maior sucesso na...

No Pará, há mais de 40 anos existe um bloquinho infantil que homenageia os animais da Amazônia

Cada vez mais os blocos carnavalescos estão inovando e usando e abusando da criatividade, mas o que falar deste bloquinho infantil, do interior do...

O primeiro dia de aula do menino desnutrido que foi resgatado há um ano

O primeiro dia de aula é uma data marcante, que estabelece que seu filho(a) está crescendo e ganhando o mundo. Mas, para um menino em...

Comediante arrecada quase R$ 1 milhão para menino que sofreu bullying

O vídeo de um menino com nanismo chorando após ser vítima de bullying na escola gerou uma onda de comoção e solidariedade de milhares...

Instagram