No Zoológico do futuro, não há gaiolas e os animais circulam livremente

4
3043

Zoológicos são destinadas para os amantes dos animais, e ainda muitas pessoas que amam os animais não amam zoológicos. Enquanto é fascinante ver tigres e ursos polares de perto, é sem dúvida desumano enviar criaturas para milhares de quilômetros do seu habitat natural só para colocá-los em gaiolas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Então, o que deve ser feito com os zoológicos? Na Dinamarca, que se orgulha de sua humanidade em todas as coisas, a resposta é esse conceito futurista, apropriadamente chamado Zootopia. Idealizado pela agência BIG, em Copenhagen, para uma expansão planejada do Zoológico Givskud em Jutland, o projeto é uma visão de um parque onde os animais são livres para circular e as pessoas ficam as mais discretas possível.

zoo 4

zoo 1

zoo 3

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

zoo 7

“É o nosso sonho – com Givskud – criar o melhor ambiente possível e livre possível para a vida e as relações entre si e com os visitantes dos animais,” BIG diz em um comunicado de imprensa.

Na sua concepção, o parque é dividido em três zonas: África, Ásia e América. Há savanas, florestas e rios, e um pátio central afundado para os visitantes, onde amenidades como mesas de bilhetes e banheiros estão escondidos da vista. O alojamento para os animais é feito de materiais naturais, como pilhas de madeira serrada para o gabinete de urso.

zoo 2

zoo 5

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um dos conceitos fundamentais é não distrair os animais com a presença de seres humanos. Teleféricos espelhados e barcos, que refletem de volta o ambiente, em vez de mostrar quem está dentro, completa este truque.

A primeira fase do projeto deverá ser concluída em 2019, durante os 50 anos de Givskud. Pode não ser o suficiente para convencer “Zoo-críticos” dos méritos fundamentais, mas s é uma solução menos agressiva aos animais do zoológico.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

Comments are closed.